Como evitar manchas na pele, flacidez facial e rugas?
Cuidados com o rosto

Como evitar manchas na pele, flacidez facial e rugas?

Todo mundo tem um ou outro mau hábito que não consegue abandonar. Infelizmente, alguns até se tornam vícios que nos acompanham pelo resto da vida, como o fumo. Quando enfrentamos momentos difíceis, a pele e o corpo são os primeiros a sofrer as consequências. Manchas na pele, flacidez facial, envelhecimento precoce, rugas e uma infinidade de problemas começam a surgir para complicar ainda mais a situação. Como reverter ou amenizar os danos sofridos e obter mais qualidade de vida?

1 – Melhore sua alimentação

Antes de ir ao mercado, faça uma lista de alimentos que realmente são benéficos para a saúde. Coloque muitos legumes, verduras e frutas, principalmente os alimentos que ajudam a melhorar a saúde da pele, como as opções que contêm vitamina A (a cenoura é um ótimo exemplo), e fuja de produtos industrializados. Se já estiver na menopausa, sua pele já pode ter apresentado sinais de ressecamento. Nesse caso, beba muita água e sucos naturais para mantê-la sempre hidratada.

2 – Pratique atividades físicas

Se você não costuma se exercitar, nem adianta ir com muita sede ao pote. O ideal é começar com atividades mais leves e ir aumentando progressivamente. Para evitar problemas respiratórios, no coração ou nas articulações, procure um médico para avaliar suas condições físicas e se realmente está apto para realizar os exercícios que deseja.

Caso não goste do ambiente da academia, faça caminhada ou ande de bicicleta (ergométrica ou de passeio). Trinta minutos de exercícios físicos por dia é uma boa maneira de iniciar o projeto #corpoemforma ou #vivercomsaúde.

3 – Mude os velhos hábitos

Parar de fumar não é tão simples como algumas pessoas pensam. O ideal é nunca começar, mas interromper o hábito é quase uma novela para quem é fumante há muito tempo. Contudo, todo esforço será recompensado. O cigarro é extremamente prejudicial à saúde, não só do corpo, mas do rosto também. Faça uma reavaliação de sua vida e busque ajuda médica se não conseguir parar sozinho. Há alguns aplicativos que podem ajudá-la a parar de fumar: Stop! Quit Smoking – LITE (Android), QuitNow! – Pare de fumar (Android) e MyQuit Coach (iOS). Experimente e depois compartilhe sua experiência.

A boa qualidade do sono também é essencial para quem busca disposição para a prática de exercícios físicos. Sem ela, ninguém saí da cama para nada. Então, tenha uma rotina saudável e durma, pelo menos, oito horas por dia para evitar sonolência e cansaço no dia seguinte.

4 – Evite as manchas na pele e outros problemas faciais

Um dos grandes aliados da saúde e beleza facial é o protetor solar. Esse produto deve ser usado durante a vida inteira, tanto em dias ensolarados como em dias nublados. Portanto, aplique bem o protetor após lavar o rosto pela manhã, sempre antes de se maquiar, e reaplique-o a cada 4 horas. Se trabalhar em locais com muita iluminação, próximo a janelas ou em contato com fogo, como em uma cozinha, também mantenha essa rotina. Na praia e piscina devido maior contato com a água deve-se reaplicar a cada 3 horas.

Quando as manchas na pele, rugas e flacidez surgirem, procure um médico dermatologista para que seja feita uma avaliação. Em alguns casos,poderá haver indicação de procedimentos como lasers, preenchimentos ou aplicação de toxina botulínica.

Mudar não é fácil, mas não se desespere. Muitas vezes, um problema que consideramos gigante é bem simples de resolver. Converse com um especialista para descobrir o que pode fazer pela sua pele e saúde. Vai dar tudo certo!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder André Plácido 6 de abril de 2016 at 12:46

    Muito interessante!