Queda de cabelo: como evitar, cuidar e tratar os fios?
Queda de cabelo

Queda de cabelo: como evitar, cuidar e tratar os fios?

A queda de cabelo está relacionada a diversos motivos, como doenças (anemia, alterações na tireoide), pós cirurgias (parto, cirurgia bariátrica), alterações hormonais etc. Se você percebeu que seus fios já não são como eram antes, chegou a hora de rever alguns hábitos antigos e iniciar o processo de renovação capilar que seu cabelo tanto precisa.

– Quais alimentos são indicados para quem está com queda de cabelo?

Alimentos ricos em ferro, como o feijão, ajudam a combater a queda de cabelo. A proteína encontrada na carne branca, nos ovos, nos grãos e nos cereais integrais contribui com a formação dos fios. É importante consumir opções com vitamina A (frutas amareladas e vegetais verdes escuros), vitamina C (frutas cítricas, como abacaxi e laranja), ômega 3 (salmão, nozes e castanhas) e, pelo menos, dois litros de água por dia. Betacaroteno (couve manteiga, espinafre, cenoura, acerola, melão e abóbora) auxilia na vitalidade e no crescimento do cabelo.

Evite alimentos à base de farinha branca (a versão integral é sempre a melhor escolha) e açúcar refinado (o branco e bem fino, usado com frequência para adoçar sucos e fazer bolos). Esses produtos são inimigos da saúde do organismo, da pele e do cabelo.

Para quem deseja frear a queda de cabelo e deixá-lo bem hidratado, coloque ovos em seu cardápio. O alimento é rico em vitamina H (biotina), essencial para a formação da queratina.

– Como evitar a queda de cabelo?

Os bons hábitos, como não fumar, praticar exercícios físicos e manter a alimentação saudável, ajudam a evitar a queda de cabelo. Se tiver dificuldade para alterar sua rotina, faça pequenas mudanças e sempre aos poucos.Com o tempo e esforço, você conseguirá eliminar o que realmente afeta negativamente sua vida, como o cigarro.

Os tratamentos químicos em excesso (como as escovas progressivas) também prejudicam os cabelos, levando à queda. Se forem indispensáveis, deve-se tentar espaçá-los ao máximo possível.

O uso contínuo de apliques, tranças tipo “drads” também levam à queda, por literalmente puxarem os fios.

A menopausa impulsiona a queda, o ressecamento e a perda de brilho do cabelo. Se já estiver nessa fase, a hidratação (em casa ou no salão de beleza) dos fios precisa ser feita com mais frequência, em vista que os fios perdem a oleosidade natural e ficam extremamente secos, da raiz às pontas. Como já dissemos, a alimentação tem ligação direta com a saúde do cabelo. Invista nos alimentos que ajudam a fortalecê-lo.

– Como tratar o cabelo?

O tratamento para conter a queda de cabelo deve ser indicado por um dermatologista, a partir de uma avaliação do paciente. Após um exame detalhado do couro cabeludo e dos fios, poderão ser solicitados exames pra investigação da causa. Pacientes que têm o hábito de fazer alguma química no cabelo devem aumentar os intervalos de tempo. Em geral, só culpamos o stress emocional após serem afastadas todas as causas de queda.

A beleza do cabelo afeta a autoestima de homens e mulheres. Não deixe maus hábitos dominem sua vida. Pegue as rédeas e faça as mudanças necessárias para conquistar a saúde que merece.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)