0412_Como evitar manchas na pele (1)
Cuidados com o rosto

Como evitar manchas na pele e clarear as mais escuras

Quando a pele começa a ficar manchada devido exposição solar, acne ou qualquer outro motivo, muitas mulheres acabam ficando desconfortáveis e sem saber o que fazer. Ninguém quer ter manchas na pele, ainda mais quando são escuras e difíceis de eliminar até com creme clareador.

O que fazer para eliminar manchas na pele e clarear as existentes?

O primeiro passo é saber que protetor solar não tem função clareadora. O produto deve ser visto como um item obrigatório para quem busca prevenção de novas manchas e até doenças, como o câncer de pele. Ele também evita que as existentes, fiquem ainda mais escuras e maiores. O tratamento inicial pode ser feito com cremes clareadores, combinado ao uso diário do protetor de sua escolha. Os ingredientes mais comuns desses cremes costumam ser a vitamina C, os retinoides, hidroquinona etc. Cada um deles tem uma indicação específica, então o ideal é sempre procurar um dermatologista antes de iniciar o tratamento.

Há também diversos procedimentos estéticos que ajudam a tratar as manchas , como a luz pulsada (para as manchas senis e solares), laser fracionado ablativo ou não ablativo (para fotorejuvenescimento, cicatrizes de acne, estrias brancas ou vermelhas e poros abertos), peelings (principalmente para manchas, acne, linhas de expressão finas).

Todos esses tratamentos devem ser indicados pelo dermatologista, pois há indicações e contraindicações específicas que devem ser respeitadas. Além disso, quando há recomendação médica, as chances de acertar o procedimento e conquistar a pele que sempre quis aumentam muito. Você economiza dinheiro (alguns tratamentos necessitam de algumas sessões) e ainda sai da clínica satisfeita.

Se já tentou todos os procedimentos possíveis e não obteve os resultados desejados, vale a pena investir no disfarce das manchas na pele com maquiagem. Para evitar mais frustrações, conheça bem seu tipo de pele antes de comprar qualquer produto na farmácia ou loja de cosméticos. Não adianta usar base de bastão se a sua pele for seca, por exemplo. Nesse caso, aposte na versão líquida para dar mais firmeza e hidratar a cútis.

A longa exposição à luz artificial (tela do computador, por exemplo) pode contribuir com o aparecimento ou escurecimento de manchas existentes, mesmo não sendo o principal fator para ambos os casos. Se você trabalha em estabelecimentos comerciais ou em casa e fica em contato constante com a luz, incluindo a natural vindo das janelas, use protetor em áreas fechadas também. A prevenção continua sendo a melhor forma de cuidar da pele e ficar bem longe de doenças, como câncer de pele.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis e que ajudem a amenizar as indesejáveis manchas na pele.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)