Dicas de maquiagem para disfarçar manchas escuras no rosto
Cuidados com o rosto

Dicas de maquiagem para disfarçar manchas escuras no rosto

A maquiagem é uma das grandes aliadas da beleza, mas também é essencial para quem busca uma segunda opção para disfarçar manchas escuras no rosto, além dos procedimentos estéticos. Para esconder as imperfeições e ficar satisfeita com o resultado, os produtos escolhidos precisam ser adequados para seu tipo de pele.

Como escolher a base certa?

Antes de escolher a base, o ideal é conhecer bem sua pele e testar o produto para não errar a cor. Só é recomendado comprar maquiagem na internet quando já você já conhece o produto e o tom certo para sua pele. Para identificá-lo, aplique a base na parte interna do antebraço (que é mais clara, ou seja, mais próxima da cor do rosto) ou faça um test-drive no rosto com as maquiadoras da loja de sua preferência.

A base líquida é indicada para peles secas e para quem tem rugas. Esse tipo de base tem maior cobertura, sendo mais eficaz para quem tem manchas escuras no rosto ou até marcas avermelhadas de acne. Então, ao comprar, prefira uma opção com acabamento matte, que é mais levinha e deixa a pele menos carregada.

Já a base em bastão é ideal para quem tem pele oleosa. Porém, moderação é sempre bem-vinda. Por ter uma textura mais seca, deve ser usada com cautela para não craquelar a pele (maquiagem perceptível e que marca o rosto – o tal efeito “reboco”) ao longo do dia, prejudicando a produção.

A base em pó também é uma  opção para peles oleosas, pois ajuda a absorver a oleosidade e, consequentemente, deixa a pele mais sequinha.

A base cremosa é a salvação de quem tem manchas escuras no rosto e outras imperfeições. Como sua cobertura é oleosa e densa é mais recomendada para ser usada durante a noite e em dias mais frios.

A base com textura mousse costuma ser livre de óleo (oil free) e oferece um acabamento natural à pele. Por ser levinha, todos os tipos de pele se adaptam bem a ela.

Preciso de outras maquiagens para esconder manchas escuras no rosto?

Sim. Além da base, você precisa de um bom protetor solar (FPS 30 e com toque seco), primer, corretivo e pó facial para finalizar, principalmente se tiver a pele oleosa e precisar mantê-la sequinha. Alguns protetores já vêm com cor. Quem opta por esse tipo de produto deve reaplicá-lo ao longo do dia, ainda mais nos dias quentes. Se a maquiagem sair, a proteção vai embora junto. Então, deixe a preguiça de lado e dedique um tempinho aos cuidados com a pele do rosto.

– A sequência certa de aplicação de maquiagem:

  1. Protetor solar FHS 30 e toque seco;
  2. Primer matificante (ajuda a diminuir os poros, deixando a pele mais uniforme);
  3. Base;
  4. Corretivo facial (aplicar somente nas manchas);
  5. Corretivo para a área dos olhos (a cor é diferente, sendo o amarelo o mais comum);
  6. Pó facial (translúcido ou compacto – tem opções para pele oleosa também);

Depois do pó, você pode usar o blush (em pó para pele oleosa e cremoso para pele seca) para deixar a maquiagem completa.

É preciso remover a maquiagem com produtos específicos?

Sim, sim, sim. Demaquilante é essencial para quem deseja manter a pele bonita, saudável e livre de acne e manchas escuras no rosto. O bifásico, à base de óleo e água, retira a maquiagem com mais facilidade e não irrita a pele. Porém, a composição não é amiga da pele oleosa. Nesse caso, a melhor opção seria a loção oil-free, sem álcool.

Os lenços umedecidos são práticos e podem ser carregados na bolsa, mas nem adianta tentar remover maquiagens muito carregadas e fortes. Se você é adepta da produção com acabamento natural, vale a pena apostar nesse produto. As versões em em creme ou mousse retiram 100% da maquiagem e hidratam a pele, mas também não cooperam com as peles oleosas, não tem jeito.

Não se esqueça de lavar o rosto com um bom sabonete , de acordo com seu tipo de pele, aplicar o tônico facial e, se tiver cravos, espinhas e acne, invista no adstringente também. A limpeza diária pela manhã e à noite ajuda a manter seu rosto mais bonito e com aparência saudável.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Priscila 30 de setembro de 2017 at 16:07

    Adorei seu post,Parabéns .Preciso saber se o laser vektra é bom para pele oleosa?Tenho vontade de fazer mais tenho medo.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 1 de outubro de 2017 at 12:39

      Oi Priscila obrigada! A intenção é essa mesmo, ajudar fornecendo informações corretas. Quanto ao laser, o Vektra está mais indicado pra remoção de manchas e olheiras.