Guia do tratamento com toxina botulínica - Parte 1
Cuidados com o rosto

Guia do tratamento com toxina botulínica – Parte 1

Todo ano aparece algum tratamento estético novo voltado ao rejuvenescimento facial ou para amenizar manchas na pele ou deixá-la mais saudável e viçosa, quase sempre ele vem acompanhado do aval de alguma famosa que testou e aprovou. Mas, o tratamento com toxina botulínica tem se mostrado o preferido e o mais eficaz para quem quer amenizar marcas de expressão.

A técnica consiste no uso da toxina botulínica, que é um complexo proteico obtido de uma bactéria, cujo efeito paralisa a contração muscular, o que leva a diminuição das rugas dinâmicas (aquelas em locais da face onde mais movimentamos). As aplicações são feitas em geral na testa, entre as sobrancelhas  e ao redor dos olhos (para melhorar os famosos pés de galinha). Ao contrário do que muita gente pensa, o procedimento não aumenta o volume dos lábios, da face, dando aquele aspecto artificial que a maioria das pessoas não gosta.

A aplicação da toxina botulínica pode ser feita em mulheres adultas de qualquer idade, respeitando as contraindicações, e é claro, o bom senso, para evitar resultados artificiais, principalmente em homens.  Os resultados não são permanentes, durando entre seis a oito meses, ou seja, após esse período é necessário um novo tratamento caso o paciente queira manter os efeitos do produto.

O que pode acontecer no caso do uso da toxina botulínica, se aplicada de forma inadequada, é o arqueamento excessivo das sobrancelhas ou até mesmo a queda delas. Problemas como paralisia facial podem ocorrer também. Contudo, estes efeitos colaterais, digamos assim, desaparecerão em alguns meses. A melhor forma de evitar esses problemas é escolher um profissional preparado e capacitado, como o dermatologista.

A idade certa para fazer o tratamento com toxina botulínica

Não existe um momento ideal para começar o tratamento com toxina botulínica, pode ser feito em qualquer idade, desde que respeitando o bom senso.

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)