Cuidados com a pele durante a menopausa
Pele e a melhor idade

Cuidados com a pele durante a menopausa

Durante toda a vida, as mulheres enfrentam mudanças hormonais que causam transformações no corpo. Quando adolescentes, passam pela puberdade, os pelos crescem, os cabelos mudam, a pele pode ficar mais oleosa e por conta disso, algumas ainda têm de encarar a acne. A partir dos 30, a pele começa a produzir menos colágeno, ficando mais flácida e, para completar, as marcas de expressão começam a dar sinais na testa, no canto dos olhos e ao redor da boca. Por isso, alguns cuidados com a pele são fundamentais para manter a saúde da pele.

Aos 40, mais transformações acontecem com a proximidade da menopausa. Além das ondas de calor e humor inconstante, o cabelo fica mais fino, os fios brancos aparecem aos montes e a pele, que antes oleosa ou mista, resseca. Isso acontece porque o corpo produz menos estrógeno e passa a produzir mais testosterona, hormônio masculino. Podem aparecer também pelos no rosto, principalmente no queixo. É recomendável mudar os cuidados com a beleza nesta fase. Muitas mulheres já adotam cremes anti rugas antes mesmo de chegar nesse período, aos 30 anos.

Quais são os principais cuidados com a pele durante a menopausa?

O primeiro passo para saber como cuidar da pele ao entrar na menopausa é procurar um dermatologista. É ele quem deve orientá-la quanto ao melhor hidratante para o rosto de acordo com seu tipo de pele e necessidade. Converse com seu ginecologista se a terapia de reposição hormonal estaria indicada pra você, pois na fase da menopausa, ela beneficia a pele e os cabelos.

Alguns descuidos cometidos quando mais jovem, como fumar e não usar protetor solar, acabam mostrando as consequências nessa idade também. Com isso, além da flacidez ser mais pronunciada, podem surgir manchas (claras ou escuras) nas áreas do corpo que sofreram mais com a exposição solar, como face, colo e braços.

Se você está chegando nessa fase e começou a notar algumas destas mudanças, está na hora de procurar um médico dermatologista para avaliar sua pele e cuidá-la para que recupere o brilho e evite a flacidez. Mas, se você ainda não estiver nessa fase, faça a prevenção correta adotando o uso do protetor solar no dia a dia e utilizando os produtos prescritos pelo seu dermatologista.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)