Cuidados com a pele do rosto saiba como evitar os cravos!
Perguntas e respostas

Cuidados com a pele do rosto: saiba como evitar os cravos!

Engana-se quem pensa que a acne se resume ao aparecimento de espinhas. Cravos pretos ou brancos (os chamados miliums) e cistos também são considerados problemas de acne e precisam ser tratados. Quem tem a pele oleosa, realidade da maioria das brasileiras, precisa dar ainda mais atenção a estes pequenos incômodos e manter os cuidados com a pele do rosto em dia.

A acne também pode estar associada à produção e mudanças hormonais, que faz com que as glândulas polissebáceas produzam mais secreção gordurosa nas partes do corpo onde há mais folículos pilosos, ou seja, no rosto, costas e peito. Mas, o aparecimento da acne, principalmente os cravos, também pode estar relacionado a fatores externos, como poluição do ar e até alimentação. Assim, além de ser estimulado pela produção de gordura da pele, que se instala nos poros, a sujeira diária também é um agravante, fazendo com que o cravo fique mais escuro.

Quais cuidados com a pele do rosto devo investir para evitar o aparecimento de cravos?

Para evitar o aparecimento dos cravos é preciso adotar uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto – que não vai te tomar mais de cinco minutos e nem muito dinheiro. Limpá-la duas vezes ao dia com sabonete neutro e um tônico facial de limpeza pode ser suficiente para manter as impurezas longe da pele.

Para as mulheres, um aviso importante: se passou maquiagem, não se esqueça de tirá-la. A base e todos os outros produtos usados para deixá-las mais bonitas, quando não são removidas corretamente se acumulam nos poros, obstruindo-os e causando o aparecimento dos cravos. Procure usar um bom demaquilante e só pare de passá-lo quando o algodão sair limpo. Para quem tem preguiça de limpar a maquiagem, já existe no mercado demaquilantes em gel, próprios para serem usados durante o banho. Que tal experimentar?

Se mesmo adotando o ritual de limpeza de pele você não consegue se livrar dos cravos, então muita atenção para eliminá-los. Vale seguir o conselho das nossas mães de nunca espremê-los, por maior e mais escuros que sejam. Isso porque ao fazê-lo você pode inflamá-lo por conta das impurezas que temos debaixo das unhas e deixar a situação ainda pior. Fitas e adesivos para serem usados em casa e que prometem a remoção dos cravos em questão de minutos também pode não adiantar muito, já que só tiram aqueles que estão muito na superfície da pele. O melhor a fazer é procurar um dermatologista que oriente o melhor tratamento e apostar na limpeza de pele profissional.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)