Pele oleosa, mista, seca ou normal descubra o seu tipo
Cuidados com o rosto

Pele oleosa, mista, seca ou normal: descubra o seu tipo

Você saberia dizer, com certeza, qual é seu tipo de pele? A maioria dos brasileiros tem a pele oleosa e sofre com o aparecimento de acne, principalmente os homens durante a adolescência e começo da vida adulta. As mulheres, geralmente, conseguem ter o problema amenizado ao sair da puberdade, mas algumas ainda podem ter que “lutar” contra as espinhas já quando adultas. No entanto, este é um problema que pode ser causado por alguma questão hormonal que deve ser investigada e tratada.

O Brasil é um dos principais mercados mundiais da indústria cosmética, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Isto quer dizer que não só as lojas estão repletas de produtos com diferentes objetivos, mas também que os brasileiros se preocupam com sua beleza e cuidados com a pele, o que é um ponto positivo. Contudo, ainda que com tantas opções nas prateleiras, nem todo mundo sabe como cuidar da pele para evitar danos. Conhecer seu tipo de pele é o primeiro passo para não comprar o produto errado.

Conhecendo seu tipo de pele

Conhecer o seu tipo de pele ajuda a usar os produtos corretos e, assim, deixá-la bonita por mais tempo sem precisar de tratamentos anti-idade ou contra a flacidez. Tem muita gente que tem a pele oleosa, mas acredita que seja mista e acaba usando produtos que podem piorar o aspecto da pele ao invés de protegê-la. Então, saiba abaixo qual seu tipo de pele e como identificá-la:

Pele oleosa

A acne em excesso é o primeiro fator para identificar uma pele oleosa. Ela costuma ser mais comum na adolescência e com a chegada da idade adulta, a oleosidade tende a diminuir. Ainda assim, se você nota que durante o dia a pele fica brilhante, independente da temperatura e que é difícil até manter a maquiagem, invista em produtos livres de óleo (oil free), principalmente aqueles que você deve usar todos os dias, como o protetor solar. Muito cuidado também na escolha da base. Maquiagem importada costuma ser feita para mulheres que vivem em lugares mais frios e por isso são mais oleosas, especialmente base e corretivo. Prefira as menos aquosas, mais finas e pastosas ou em pó. Se você ainda ficou na dúvida, passe um lenço pelo rosto, se sair transparente nas bochechas é um sinal de que sua pele é oleosa.

Pele mista

A maioria das mulheres entre 20 a 40 anos costuma ter esse tipo de pele. Oleosa na chamada zona T (testa, nariz e queixo) e seca nas bochechas. Para saber como identificar, faça o mesmo teste acima. Aposte em cremes específicos para seu tipo de pele, nem seca, nem totalmente oleosa.

Pele seca

Sentir a pele repuxar logo depois de lavar é o principal sinal de que a pele é seca. Aliás, quem tem esse tipo de pele costuma sentir essa sensação de repuxamento quase sempre, principalmente em dias de tempo seco e no frio. O aparecimento precoce de rugas dinâmicas, aquelas causadas ao franzir a testa ou sorrir, são mais comuns nesse tipo de pele. Depois dos 40 também grande parte das mulheres passam a ter que lidar com problemas de pele seca. A hidratação constante é fundamental para mantê-la viçosa e jovem.

Pele normal

Esse tipo de pele costuma ter um nível equilibrado de hidratação, o que a mantém aveludada e livre de acne. Quem tem esse tipo de pele não precisa investir em muitos produtos. Vale apostar em um bom protetor solar todos os dias, lavar e tonificar o rosto diariamente também.

Se você ainda não sabe qual o melhor tratamento para seu tipo de pele, deixe sua pergunta aqui em nosso site. É só clicar aqui.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)