Dermatologista responde: como evitar queimaduras solares?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: como evitar queimaduras solares?

Como já deve ter percebido, toda semana publicamos as respostas para as dúvidas que recebemos por aqui e na página oficial do Pergunte ao Dermatologista no Facebook. O projeto tem o objetivo de educar as pessoas, mostrando como cuidar da pele de forma eficiente, além de ajudá-las com seus problemas de pele, queda de cabelo, entre outros. Abaixo, selecionamos as perguntas da semana, com foco especial na dúvida sobre queimaduras solares.

Sofro muito com queimaduras solares mesmo usando protetor solar. O rosto fica todo vermelho. O que devo fazer?

Dermatologista: os protetores solares protegem por, no máximo, quatro horas. Sendo assim, se você aplicá-lo apenas uma vez ao dia sua pele pode apresentar vermelhidão, pois estará desprotegida. Então, use o protetor solar de quatro em quatro horas.

Tenho manchas horríveis no rosto. Já usei remédios, mas elas só aumentam ainda mais. Minha pele é oleosa e os poros bem abertos. O que fazer neste caso?

Dermatologista: você deve consultar seu dermatologista para examinar suas manchas e fazer o tratamento específico. Independente da mancha, use protetor solar (fator 30 pelo menos) com toque seco todos os dias para evitar o aumento da oleosidade.

Ao acordar, reparei que estava com manchas vermelhas no corpo que coçam muito. Além disso, estou com febre. Será que é só uma alergia?

Dermatologista: o ideal é que procure um médico para que as manchas vermelhas sejam examinadas, principalmente pelo agravante da febre.

Quando tinha uns 10 a 11 anos fiz uma letra com a castanha do caju verde na minha pele e hoje tenho muita vergonha. Tem alguma pomada ou tratamento para removê-la ou clareá-la?

Dermatologista: primeiro você precisa ser examinada pra ver o tipo de mancha que você tem. Às vezes, melhoram com clareadores, mas se for do tipo cicatriz ou tatuagem, só o laser pode ajudar.

Faça sua pergunta e participe!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Michelle karla 3 de março de 2017 at 03:36

    Meu filho tem 1 ano e 7 meses chupou limão na praia e ninguém viu, depois das suspeitas foi que uma prima afirmou q viu ele chupando o limão. O rosto dele manchou e tb tem manchas no corpo. Fui a médica e ela falou que não era para colocar nada.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 3 de março de 2017 at 22:52

      Exatamente Michelle, se forem só manchas escuras não deve ser aplicado nada, pois elas irão clareando aos poucos.

      • Responder Michelle karla 4 de março de 2017 at 09:03

        Estou usando bepantol e protetor solar fator 50 e evitando que ele vá ao sol para não escurecer mas as manchas. Pesquisei bastante na net e cheguei a essa decisão. EstA certo esse meu método?

        • Responder Pergunte Ao Dermatologista 5 de março de 2017 at 12:00

          Michelle, o bepantol vai deixar sua pele hidratada, mas não aumenta a proteção solar. Mais importante que isso é não esquecer de reaplicar o protetor a cada 4 horas.

          • Michelle karla 5 de março de 2017 at 13:01

            Muito obrigada
            Me ajudou bastante

          • Pergunte Ao Dermatologista 5 de março de 2017 at 18:55

            De nada Michelle! Fico feliz em ter ajudado.