Protetor solar: você usa o certo? Descubra!
Cuidados com o rosto, Perguntas e respostas

Protetor solar: você usa o certo? Descubra!

A importância de usar protetor solar diariamente não é nenhuma novidade. Existe até uma música que diz que o único conselho a ser seguido é: use filtro solar. O uso constante do produto ajuda a prevenir de doenças como o câncer de pele – o mais incidente entre os brasileiros -, envelhecimento precoce, sardas e manchas na pele, além de mantê-la sempre hidratada. Então, já que não existe mais dúvida sobre a importância de sua aplicação, o ideal agora é descobrir, entre tantas opções no mercado, qual o melhor para você, não é mesmo?

Protetor solar: diferenças entre os produtos disponíveis no mercado

O tipo de protetor solar mais conhecido do público é o creme. Existem várias marcas no mercado, com diferentes faixas de preço e fator de proteção. Quando bem aplicado, costuma proteger bem, mas deve ser reaplicado a cada três horas. Outro fator importante para levar em conta antes de comprar é que boa parte desse tipo de produto contém óleo e pode deixar algumas partes do corpo, como rosto, ombros, tórax e costas ainda mais oleosas. São mais indicados para pernas e braços, que ressecam com mais facilidade, e para, por exemplo, mulheres na pós- menopausa, que têm a pele do rosto mais seca e beneficiam-se bastante com os cremes, por deixar a pele mais hidratada.

Se você sofre com a pele oleosa, então seu protetor solar deve ser em gel ou loção oil free. Uma dica importante é usar o mesmo produto que passa no rosto nas partes mais oleosas, como costas e ombros. Assim, além de proteger a pele você ainda economiza protetor e deixa o creme, que é mais barato, para cobrir pernas e braços.

Uma novidade recente no mercado são os protetores solares em spray. Eles são mais práticos de serem aplicados no corpo que você nem vai precisar pedir uma forcinha para passar nas costas: basta passá-lo a uma certa distância e voilà. Pode ser usado em qualquer tipo de pele, só garanta que nenhuma parte do corpo seja deixada de lado ao ser aplicado, e não se esqueça de reaplicá-lo a cada 3 horas.

Há também no mercado várias opções de protetores solares com base, caso você queira uma cobertura para manchas ou até uma função de maquiagem. No início só havia opção de uma cor, porém hoje em dia a maioria das grandes marcas trabalha com diferentes tons de base, adaptando-se aos vários tipos de pele existentes no Brasil.

Como escolher o fator de proteção ideal para sua pele

O FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo indicado pela Organização Mundial de Saúde é o 15. Para entender o significado do FPS, a conta é simples: se você é daqueles que em pouco tempo de exposição ao sol, digamos, 5 minutos, já começa a ficar vermelho, então esse FPS te protegerá por mais ou menos 75 minutos de exposição solar. O que neste caso é pouco.

Quem costuma ficar vermelho com facilidade e bronzeia pouco, tem a pele extremamente sensível e deve apostar em um fator de proteção solar a partir de 30. Peles mais morenas, que queimam pouco, mas têm facilidade para se bronzear podem usar o FPS mínimo (15).

Reaplicar o protetor solar pelo menos de duas em duas horas, ao suar muito ou entrar na água é fundamental para manter-se protegida e deixar a pele sempre saudável.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Marta 22 de dezembro de 2016 at 16:31

    Posso usar o mesmo protetor solar do corpo no rosto??