Dermatologista responde vitaminas causam espinhas
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: vitaminas causam espinhas?

Nesta semana, recebemos perguntas sobre flacidez facial, queimaduras solares, cravos, espinhas, acne na adolescência,  pele ressecada x linhas de expressão, anticoncepcionais x manchas na pele e vitaminas x espinhas. Se você fez uma pergunta, certamente está respondida neste post. Confira!

Qual é o melhor ativo para combater a flacidez facial?

Dermatologista: em geral, tratamentos com cremes são pouco eficazes no combate à flacidez, porque se trata de alterações em camadas mais profundas da pele, nas quais os cremes dificilmente chegam. Por esse motivo, são mais indicados lasers, radiofrequência, fios de sustentação e, em casos mais intensos, até cirurgia plástica.

Quero saber mais sobre queimaduras solares no rosto. Quais são as dicas para casos assim?

Dermatologista: as queimaduras solares podem ser evitadas com o uso de protetor solar. No entanto, o produto protege por no máximo quatro horas. Sendo assim, se você aplicá-lo apenas uma vez ao dia sua pele pode apresentar vermelhidão, pois estará desprotegida. Então, use o protetor de quatro em quatro horas. Para clarear as manchas, utilize produtos à base de vitamina C, hidroquinona ou outros tipos de ácidos.

Meu filho tem 14 anos e seu rosto está repleto de cravos e espinhas. A mão dele até descama e fica mais branca. O que é possível fazer para melhorar o problema?

Dermatologista: na adolescência, devido alterações hormonais, a pele fica bastante oleosa, resultando no aparecimento de cravos e espinhas. Essa fase pode durar até por volta dos 20 anos. O tratamento dos casos mais intensos costuma melhorar com antibióticos, mas a maioria dos pacientes não retorna ao dermatologista depois disso, propiciando o retorno do problema. Por isso, também é necessário fazer um tratamento de prevenção para que a acne não volte.

Minha pele do rosto é muito ressecada e apresenta linhas de expressão. O que devo passar ou tomar para amenizar os problemas?

Dermatologista: pessoas com poucas rugas de expressão podem se beneficiar com os antirrugas e hidratantes convencionais, mas, em geral, a partir dos 40 anos as rugas melhoram somente com procedimentos estéticos, como preenchimento, toxina botulínica ou laser.

Estou usando um arsenal de vitaminas indicadas pelo meu ginecologista: vitaminas C, D, E, Folato, Coenzima Q10 e L-Arginina. Minhas unhas, que eram muito fracas (muito mesmo, pareciam papel) ficaram muito fortes e duras. E também aumentou o número de espinhas. Quais vitaminas são responsáveis pelo fortalecimento de minhas unhas? E quais são responsáveis pelas espinhas?

Dermatologista: na verdade, as vitaminas trazem benefícios e alguns incômodos. Elas melhoram bastante cabelos e unhas, porém a médio e longo prazo de uso um efeito colateral indesejado e comum é o aparecimento de espinhas. Como já está com o problema, converse com seu ginecologista e avalie a necessidade de continuar tomando as vitaminas. Na maioria das vezes, parando de tomar a acne melhora.

Depois de começar a usar o anticoncepcional, apareceu algumas manchas na minha pele. O que devo usar para eliminá-las?

Dermatologista: devido ao efeito dos hormônios estrógeno e progesterona, os anticoncepcionais podem causar manchas na pele da face conhecidas como melasma. O ideal é conversar com seu ginecologista sobre outros meios de evitar a gravidez que não contenham hormônios (preservativos e DIU são duas possibilidades). Se você preferir continuar com o anticoncepcional, use um protetor solar que seja, pelo menos, FPS 30 a cada 4 horas para evitar que as manchas aumentem, associado a clareadores à base de hidroquinona, ácidos ou vitamina C à noite. Consulte seu dermatologista para saber o melhor tratamento para você.

Ficou alguma dúvida sobre esses ou outros assuntos? Envie sua pergunta em nosso site!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Daniela 5 de outubro de 2017 at 13:01

    Boa tarde tenho 33 anos e meu rosto está cheio de espinhas. Elas só aparecem na região do nariz, bochechas e queixo. Já passei tudo quanto é creme, mas continua do mesmo jeito. O que posso usar, já que estou tentando engravidar? Obrigada.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de outubro de 2017 at 23:03

      Daniela, a indicação do melhor tratamento vai depender da intensidade das espinhas, podendo variar desde pomadas/cremes até antibióticos dependendo do caso. Então o ideal é você se consultar com um dermatologista pra ser orientada corretamente.