Truques de maquiagem: como disfarçar manchas de acne
Cuidados com o rosto

Truques de maquiagem: como disfarçar manchas de acne

No dia a dia, uma ou outra espinha pode aparecer no rosto, ainda mais se você tiver a tal da acne adulta, que costuma incomodar a vida de homens e mulheres acima dos 25 anos. Mesmo que o problema seja mais comum em adolescentes, há uma boa porcentagem de pessoas que precisam lidar com as consequências da dita cuja: cicatrizes e manchas. Uma boa alternativa para fugir desta realidade é usar alguns truques de maquiagem, muito eficientes para disfarçá-las.

Antes de tudo, consulte sua dermatologista. Compartilhe com o profissional a periodicidade da acne e se ela está relacionada ao período menstrual ou não. Também vale a pena informar detalhes sobre a alimentação diária e rotina de limpeza da pele. Em alguns casos, a médica pode solicitar alguns exames para verificar a presença de ovário policístico ou algum outro problema que potencializa o aparecimento da acne.

Selecionamos os principais truques de maquiagem que todo mundo precisa saber quando a acne deixa rastros em sua pele:

  • Escolha maquiagens de qualidade. Não precisa comprar os produtos mais caros das lojas e farmácias, em vez disso, peça indicações à sua dermatologista e deixe claro que está em busca de bom preço e eficiência.
  • Siga a sequência correta de aplicação de maquiagem: primer, base, corretivo, pó e blush. Lembre-se de limpar bem a pele e aplicar o protetor solar antes do primer. Assim, você prepara e protege a cútis para receber os produtos.
  • Se a acne estiver muito inflamada, faça todo o procedimento de aplicação e controle a vontade de exceder na quantidade de corretivo em cima da mancha. Quase sempre o excesso de maquiagem tem efeito contrário, tornando as marcas ainda mais visíveis.
  • Nem pense em espremer ou tentar forçar uma acne inflamada, principalmente se estiver com as mãos sujas e utilizando objetos não higienizados. Peça indicação de produtos que diminuem a inflação ao dermatologista e aguarde os efeitos.
  • A oleosidade retira a maquiagem e a proteção da pele durante o dia. Por isso, reaplique os produtos quando achar necessário e o protetor solar de quatro em quatro horas. Não precisa demaquilar o rosto, mas se a maquiagem estiver muito carregada pode estragar a produção.
  • A pele oleosa exige produtos específicos, como a base com efeito matte (a pele fica mais sequinha) e a opção em bastão, que merece atenção em dias quentes para não craquelar e deixar a pele com aparência de quebradiça. O protetor solar deve ser o de toque seco, ideal para aplicação posterior da maquiagem.
  • Higienize os pincéis de aplicação de maquiagem. Objetos sujos juntam bactérias, que podem entrar nos poros abertos da pele e facilitar o surgimento de mais acne. Além disso, pincéis com resquícios de produto não são eficientes e deixam a produção marcada.
  • O corretivo para a área dos olhos deve ser mais claro do que o tom de sua pele. Há opções em amarelo que costumam assustar quem não está acostumado a usar, mas são excelentes para cobrir manchas e olheiras.
  • Tome cuidado com o tom da base. A cor deve ser bem próxima do tom de sua pele, nem mais clara nem mais escura. Faça o teste na parte inferior do pulso e veja se fica natural. Esse detalhe é fundamental quando o objetivo é disfarçar manchas de acne ou cicatrizes.
  • Só compre base, corretivo e pó se já souber a numeração ou nome da cor do produto, de acordo com o tom de sua pele. Assim, você evita frustrações e gastos desnecessários com maquiagens erradas.

Gostou dos truques de maquiagem para disfarçar manchas de acne que separamos para você? Se souber de mais algum ou tiver alguma dúvida, faça sua pergunta. Seu questionamento pode ajudar outras pessoas que também estão em busca de uma pele mais bonita e saudável.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)