Dermatologista responde: cicatriz cesariana e queloide tem jeito?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: cicatriz cesariana e queloide tem jeito?

Apesar de ser mais comum em negros e asiáticos, o queloide pode ser um problema para qualquer pessoa após uma cirurgia. Veja a pergunta da semana sobre o assunto e as outras dúvidas feitas pelo site.

O que faço para diminuir uma cicatriz cesariana que ficou com queloide? Já faz um ano e não mudou nada.

Dermatologista: o ideal é consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento para você, pois as cicatrizes muito altas, em geral, só melhoram com infiltrações de medicamentos específicos no local.

Minha virilha é muito escura. Tem algum creme específico para clareá-la?

Dermatologista: procure usar cremes à base de vitamina C, mudar o método de depilação ajuda também, principalmente se você usa cera. A depilação definitiva com laser ajuda a clarear as manchas.

Por que os meus cabelos estão ficando extremamente secos e com os bulbos negros, em vez de estar com aquela pontinha branca da raiz? Percebi também mudança na textura dos fios.

Dermatologista: às vezes, alterações hormonais, como menopausa, hipotireoidismo e gestação podem alterar a aparência dos cabelos, assim como a química (escova progressiva) também. Consulte um dermatologista para buscar orientação exata para seu caso.

Estou usando o genérico do Triluma há uns dois meses e ainda não consegui o resultado desejado. Meu rosto continua manchado. Devo continua ou trocar de medicamento?

Dermatologista: a fórmula do Triluma é a mais potente para o clareamento das manchas, no entanto, leva ao menos três meses para fazer efeito. Você deve também checar se está usando o protetor solar corretamente, que é de quadro em quatro horas.

Já usei isotretinoina para acabar com as espinhas, mas após o fim do tratamento o problema voltou novamente. Agora vou iniciá-lo de novo. Se as espinhas voltarem, o que devo fazer?

Dermatologista: todo tratamento de acne (mesmo que seja com isotretinoína), quando chega ao fim, deve ser seguido por uma manutenção/prevenção, que geralmente é de uso contínuo. Os medicamentos mais usados nessa fase são os ácidos como o retinoico ou adapaleno. Quando não é feita essa prevenção a acne tende a retornar.

Vou à piscina três vezes por semana. Depois, minha pele fica bem ressecada. Que tipo de cuidado especial devo ter? Existe algum sabonete indicado para casos assim?

Dermatologista: a pele resseca por conta do cloro presente na água das piscinas. Como solução, você pode usar um hidratante após o banho. Em relação aos sabonetes, a única ressalva é não usar aqueles antibacterianos, pois ressecam ainda mais a pele. Prefira um neutro ou glicerinado.

Gostou das perguntas e respostas da semana? Aproveite para tirar suas dúvidas, enviando a sua pergunta pelo site!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)