Dermatologista responde: por que o cabelo cai mais ao lavá-lo?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: por que o cabelo cai mais ao lavá-lo?

Problemas com queda de cabelo são muito comuns, mas as causas costumam ser bem variadas. Confira as perguntas e respostas desta semana sobre esse e outros assuntos!

Por que o cabelo cai mais ao lavá-lo?

Dermatologista: o ato de esfregar a cabeça ao lavar os cabelos arranca alguns fios, por isso temos a sensação de que a queda aumenta durante o banho. Para evitar uma perda grande de fios, o ideal é lavar a cabeça três vezes por semana. Cabelos que estão há mais tempo sem lavar caem mais.

Por que não é bom usar produtos que contém silicone quando utilizamos o Aloxidil?

Dermatologista: a contraindicação do Aloxidil é para xampus que contenham silicone. De acordo com a bula do produto, o correto é usar xampu neutro. Deve-se evitar também usar esse medicamento no mesmo dia em que fizer química no cabelo (por exemplo, tintura e escova progressiva), porque pode causar irritação no couro cabeludo.

Meu cabelo está caindo em grande quantidade há mais de três meses. Preciso de uma dica urgente!

Dermatologista: a queda de cabelo tem diversas causas (tem um post completo sobre o assunto no site), mas é importante não pentear os fios durante o banho, pois ficam mais frágeis e quebradiços quando estão molhados. Também é importante ficar atenta às aplicações de química nos cabelos, como escova progressiva. O ideal é dar um intervalo de pelo menos seis meses entre um procedimento e outro. Caso não o faça regularmente, seu cabelo deve ser examinado. Alguns exames podem ser necessários para checar se não possui anemia, problemas na tireoide etc.

Estou com manchas de gravidez no pescoço. Como faço para clareá-las?

Dermatologista: use protetor solar de acordo com seu tipo de pele a cada quatro horas, associado a cremes clareadores de manchas prescritos pelo seu dermatologista.

Por que minha unha quebra à toa? Tenho queda de cabelo também e faço luzes três vezes ao ano.

Dermatologista: unhas fracas e queda de cabelo podem ser sintomas de hipotireoidismo, que leva à diminuição dos hormônios da tireoide. O ideal seria você procurar um médico para fazer essa investigação.

Estou com manchas de melasma e gostaria de saber como tirá-las ou diminui-las. Também estou com queloide.

Dermatologista: o ideal é usar protetor solar de acordo com seu tipo de pele a cada quatro horas, associado a cremes clareadores de manchas prescritos pelo seu dermatologista. Alguns queloides respondem bem ao tratamento cirúrgico, principalmente os que surgem na orelha, outros melhoram com cremes ou injeção de medicamentos.

Ficou com alguma dúvida sobre esses ou algum outro assunto? É só mandar sua pergunta à dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Hilda Matias R da Silva 28 de agosto de 2016 at 15:51

    Tenho algumas manchinhas brancas nos braços e algumas nas pernas,mais as das pernas são poucas. Fui a Dermatologista e ela min falou que tinha cido o sol .Tem algum tratamento para acabar com essas manchas? Eu não gosto de ussar roupas de mangas curtas.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 28 de agosto de 2016 at 23:10

      Olá Hilda! Provavelmente essas manchinhas se chamam leucodermias, e são causadas pelo sol que você tomou a vida inteira. O tratamento delas é difícil,pois não há atualmente um medicamento que as faça sumir.

  • Responder CARLOS A C BERMUDES 28 de agosto de 2016 at 11:44

    ESTOU COM 71 ANOS E AINDA TENHO BASTANTE CABELOS,MAS PERCEBO QUE ESTÃO CAINDO,ELES SÃO MUITO OLEOSOS NÃO DA PRA FICAR SEM LAVAR À CABEÇA TODOS OS DIAS,O QUE VC ACONSELHA? TEM ALGUMA VITAMINA PRA AJUDAR ?GRATO POR UMA RESPOSTA!

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 28 de agosto de 2016 at 23:03

      Oi Carlos! Cabelos oleosos caem mais. Se você usar xampus anticaspa, vai perceber uma diminuição na queda, e talvez você não precise lavar a cabeça diariamente.

  • Responder naiara 23 de agosto de 2016 at 13:37

    A um mês fiz uma cirurgia de vesícula por corte eu notei wue meu cabelo ta caindo pouco mais ta será que tem aver com a cirurgia isso procede dr?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 23 de agosto de 2016 at 14:07

      É isso mesmo Naiara. Em geral, após cirurgias os cabelos caem mais, e isso é frequente. A queda tende a melhorar sozinha em média até 6 meses após a cirurgia.

  • Responder Zuleide vergasta lopes 22 de agosto de 2016 at 14:42

    Tenho 67 anos. Tenho uma mancha marron nas costas q coça muito. Profissional falou q pode aer da coluna pois sofro com ela. Tem alguma coisa haver? Já uso creme local mas por ser um local difícil termino usando pouco.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 23 de agosto de 2016 at 11:02

      Em geral não tem a ver com a coluna. O ideal é você procurar um dermatologista e ser examinada. Evite se auto medicar.

  • Responder Luciene 18 de julho de 2016 at 15:25

    Chapinha faz cabelo cair?

  • Responder Adriana 13 de julho de 2016 at 00:20

    Oi, bom dia!
    Tenho 43 anos e continuo tendo espinha ,minha pele e muito oleosa já fiz um monte de tratamento mas as espinhas não acabam e meu rosto está ficando feio e machado o que faço para acabar com as espinhas e o que mais me chateia.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 13 de julho de 2016 at 11:56

      Bom dia Adriana! Você tem que nós chamamos de acne da mulher adulta, e nesses casos sempre temos que procurar uma causa, pois nessa idade já não é comum ter espinhas. As causas variam desde medicamentos que você pode estar tomando ou passando no rosto, até alterações hormonais. Então, você precisa se consultar com seu dermatologista, e passar por uma investigação.