Dermatologista responde há tratamento para manchas de gravidez
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: há tratamento para manchas de gravidez?

Uma parcela das gestantes enfrenta um dos problemas mais chatos desse período tão maravilhoso na vida de uma mulher: manchas de gravidez. Algumas surgem durante a gestão, outras aparecem depois do nascimento do bebê. No entanto, todas querem uma sugestão de tratamento para eliminá-las de vez e voltar a ter uma pele bonita. A dermatologista respondeu essa e outras perguntas. Confira!

Existe algum tratamento para as manchas de gravidez?

Dermatologista: o tratamento mais eficaz é combinar o protetor solar (que deve ser aplicado de quatro em quatro horas) com o uso de cremes clareadores. Mas atenção, se você estiver amamentando, atente-se às restrições quanto ao uso dos clareadores. A hidroquinona, que é o componente mais comum desses cremes, é vetada à grávida e mulheres que amamentam! Então, evite se automedicação.

Preciso de um tratamento para flacidez facial e papada. Pode me indicar?

Dermatologista: o tratamento depende da intensidade da flacidez. Para quadros leves ou moderados, podem ser usados fios de sustentação, radiofrequência ou laser. Nos casos mais intensos, o recomendado é a cirurgia plástica.

Como faço para clarear manchas de pele e acabar com a oleosidade?

Dermatologista: use diariamente protetor solar para evitar que as manchas escureçam mais. No clareamento podem ser usados produtos à base de vitamina C ou ácido glicólico. Lembre-se que o tipo do protetor solar deve ser ”oil free” ou toque seco para não aumentar a oleosidade da pele.

Usei uma máscara que se chama Salon Line bomba, que é composta por vitamina A, Whey Protein, óleo de rícino e D-pantenol. Passei no comprimento e um pouco na raiz dos fios, deixei agir por cinco minutos. Quando fui enxaguar o cabelo, senti que caíram alguns fios. Agora a queda está acima do normal, acompanhada de uma leve coceira no couro cabeludo. Isso faz uns 15 dias e até hoje a queda de cabelo e a coceira não cessaram. Estou desesperada. O que pode ser? Como devo tratar?

Dermatologista: todo tratamento químico, por mais leve que seja, pode levar a um aumento na queda de cabelo. A coceira pode ser um sinal de alergia ao produto. Às vezes, esses quadros podem levar até um mês para melhorar. Não use mais o produto e procure um dermatologista para ser examinada, caso não melhore.

Posso usar Renopel em gel na cicatriz que surgiu após uma abdominoplastia? Existe outra alternativa? A aparência é escura e um pouco grossa. Vai fazer um ano que fiz essa cirurgia. O que faço?

Dermatologista: provavelmente se formou uma cicatriz mais alta chamada de hipertrófica. Medicamentos como Renopel podem ajudar, mas os resultados levam de 4 a 6 meses.

Meus cabelos estão caindo bastante e as minhas unhas não crescem. Já consultei a dermatologista, mas não obtive nenhum resultado.

Dermatologista: unhas e cabelos fracos podem ser sinais de hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que diminui a produção de hormônios. Se você já fez esses exames e está tudo normal, polivitamínicos podem ajudar.

Tenho uma mancha marrom na glande do pênis hã alguns anos. Não dói, não coça. não escama e não sai liquido. O que pode ser? Devo me preocupar? Tem alguma pomada que posso comprar?

Dermatologista: o ideal é procurar um urologista para que a mancha seja devidamente examinada e pegar uma orientação específica. Importante: não aplique medicamentos ou cosméticos sem prescrição médica.

Agora você já sabe como tratar manchas de gravidez e ainda teve a oportunidade de entender outros problemas de pele, que tal tirar mais dúvidas com a dermatologista? É só enviar suas perguntas por aqui e ficar de olho nos posts de quinta-feira 😉

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Samile 23 de maio de 2017 at 14:42

    Oleo de ricino ajuda a clarear manchas no rosto?