5 maneiras eficazes de acabar com a celulite
Cuidados com o corpo

5 maneiras eficazes de acabar com a celulite

A celulite é um dos grandes vilões da vida das mulheres. Para identificá-la na pele, basta reparar na presença de “furinhos”, quase sempre presentes nas coxas, quadris e nádegas. A alteração é causada pelo acúmulo de gordura, deixando a região afetada com ondulações, retrações e nódulos. O problema tem solução, mas exige alguns cuidados e tratamentos constantes. Quer saber quais? Veja abaixo:

1 – Mudança de hábitos

Sabe aquela calça justa que você ama? Apesar de marcar o corpo e aumentar sua autoestima, o aperto constante prejudica a circulação de sangue e contribui com a retenção de líquidos. Prefira as opções ajustadas às suas curvas, sem excessos. Fora que calças apertadas deixam as gordurinhas evidentes. Nada legal, não é mesmo?

Segundo uma pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro de Dermatologia, os cremes anticelulite são menos eficazes em fumantes. Se os “furinhos” estão incomodando, chegou a hora de rever seus hábitos e parar de fumar. A interrupção abrupta não é fácil, mas com ajuda médica e determinação é possível acabar com o vício. Diminua o número de cigarros aos poucos, no seu ritmo. Faça isso, principalmente, pela sua saúde.

Rotinas estressantes também estimulam o surgimento de celulite. Então, não deixe a situação chegar ao limite. Contorne o estresse fazendo o que você gosta: uma boa leitura em um cantinho aconchegante de sua casa, ida ao cinema no fim da tarde para ver um filme (com pipoca) ou apenas ficar quietinha em casa vendo alguma série.

2 – Alimentação saudável

O excesso de peso é um dos principais fatores para o surgimento da celulite. No entanto, mulheres com peso considerado normal ou abaixo do peso ideal também podem sofrer com o problema, por conta do desequilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. A combinação com os hormônios femininos e outras alterações linfáticas causa os “furinhos” indesejados.

Dieta rica em gordura, açúcar e sódio é um veneno para a saúde da pele. Se você ouviu falar que refrigerante causa celulite e duvidou, infelizmente é verdade. Mesmo que tome a versão diet, não tem jeito. O sódio está lá, presente em todas as bebidas do tipo. O melhor é evitar mesmo e substituí-lo por sucos naturais ou água.

Alimentos ricos em potássio (folhas de beterraba cozidas, abacate, iogurte desnatado), magnésio (sementes de abóbora, amêndoas, avelã) e selênio (castanha do pará, gema de ovo e pão francês), além das frutas diuréticas (melancia, melão, abacaxi), rejuvenescem a aparência da pele e ajudam a desinchar, eliminando a retenção de líquidos. Com uma boa alimentação, seu intestino vai funcionar melhor. Consuma mais fibras e coloque seu corpo em movimento.

O metabolismo lento é companheiro da celulite. Para acelerá-lo, faça as refeições corretamente (nada de pular o café da manhã e só almoçar), pratique exercícios físicos, beba bastante água (isso é precioso – tome pelo menos 2 litros por dia) e durma bem.

3 – Exercícios físicos

Todo mundo já está cansado de saber que o sedentarismo é um dos maiores problemas deste século. As pessoas alegam falta de tempo ou de dinheiro para praticar exercícios físicos, mas é possível se exercitar em casa, montando uma playlist para malhar ou durante os trabalhos domésticos, na rua (andando de bicicleta, correndo ou caminhando) e até assistindo vídeos no YouTube com aulas simples. Então, nada de desculpas. Foque nos benefícios, estéticos e de saúde, proporcionados por essas atividades. Seu corpo agradece!

4 – Cremes anticelulite

Os cremes anticelulite são procurados pela maioria das mulheres que desejam se livrar da celulite. Alguns prometem efeitos milagrosos e rápidos. Se observar algo do tipo, já tenha em mente que o uso de cremes oferece uma melhora discreta. Não vai eliminar definitivamente, mas pode ajudar a diminuir os “furinhos” e o aspecto de “casca de laranja” da pele. Lembre-se de que os cremes devem ser associados aos hábitos saudáveis e outros tratamentos mais eficazes para obter o efeito desejado.

Uma boa opção é combinar a aplicação dos cremes anticelulite com uma boa massagem localizada (de baixo para cima em direção à virilha). Essa combinação potencializa os efeitos do produto e ajuda em sua penetração na pele.

5 – Tratamentos estéticos

Existe uma série de procedimentos estéticos que ajudam no tratamento da celulite. O mais conhecido é a drenagem linfática, massagem que estimula a circulação local e elimina o líquido acumulado no tecido. A lipo manual ou massagem modeladora (sem cortes), apesar de mais dolorida, também é uma opção no combate aos “furinhos”, semelhante à drenagem.

A radiofrequência é um dos tratamentos mais eficazes e duradouros contra a celulite, pois estimula a produção de colágeno e reestrutura o tecido de forma intensa. O procedimento não é invasivo e não causa prejuízo à pele. É recomendado para todos os graus de celulite e, caso você tenha flacidez, vai ajudar muito também. Tenha em mente que este é um procedimento que traz excelentes resultados, mas necessita de algumas sessões no início e uma manutenção depois, para evitar que a celulite volte.

Além desses tratamentos, a mulher pode contar com a mesoterapia, cirurgia a laser, carboxiterapia, enfim, uma infinidade de tratamentos, cada um com diferentes resultados e investimentos também. É importante lembrar que todo tratamento exige manutenção. Se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta para a dermatologista!

Última dica sobre celulite!

Celulite é normal, quase toda mulher tem. Se você notar um ou outro “furinho” em seu corpo, pode procurar um dermatologista para tratá-los ou aprender a conviver com eles. Sinta-se livre para escolher o caminho que preferir, com ou sem tratamentos estéticos. A única certeza é que continuará linda, independente da celulites, ok?

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)