Dermatologista responde: existe caspa no rosto?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: existe caspa no rosto?

A dermatite seborreica é conhecida como descamação do couro cabeludo, mas recebemos uma pergunta sobre caspa no rosto. Será que realmente existe ou é algum outro tipo de problema? Confira a resposta para essa dúvida e aproveite para saber mais a respeito de cicatrizes de acne, queda de cabelo (uso da babosa), linhas de expressão, pintas na pele e protetor solar.

De uns tempos para cá, minha face (testa e no canto do nariz) fica escamada, apresentando tipo uma caspa no rosto – algo que infesta meu couro cabeludo. Já usei de tudo e nada resolve. Preciso de alguma recomendação de produto, tratamento ou medicamento.

Dermatologista: a caspa (dermatite seborreica) pode afetar tanto o couro cabeludo quanto o rosto, geralmente entre as sobrancelhas e o canto do nariz. Use xampus anticaspa na face e para lavar os cabelos. Evite passar produtos oleosos para não piorar.

Tenho 65 anos e estou com muitas linhas de expressão. Pode me indicar um produto que amenize o problema?

Dermatologista: os cremes são muito bons para hidratar a pele, clarear manchas, deixá-la mais bonita e brilhante. Porém, melhoram muito pouco as rugas de expressão. Para isso, o ideal são tratamentos como toxina botulínica e preenchedores.

As pintas que nascem com a idade podem ser malignas? Fui ao dermatologista e o profissional constatou inflamação em uma delas, com um pouco de sangue. Devo removê-la? Já tive outras que retirei, mas o procedimento é caro. Tenho medo que ela transforme em melanona. Existe um tratamento mais em conta, como uma pomada, ou outro medicamento?

Dermatologista: o fato de nascermos com uma pinta ou ela aparecer mais tarde não influencia no surgimento de câncer de pele ou não. O que conta é sua tendência genética, ou seja, se você tem parentes, como pais ou irmãos, que já tiveram melanoma e a quantidade de sol que tomou ao longo de sua vida. Todas as pintas devem ser examinadas pelo menos uma vez ao ano, e, quando elas mudam de cor, tamanho ou ficam mais irregulares devem ser biopsiadas para saber se é um câncer de pele ou não.

O que fazer para amenizar cicatrizes de acne? Já fiz dermarroler e subcisão. Existe alguma outro tratamento eficaz?

Dermatologista: dermarroler e subcisão são bons tratamentos para cicatrizes de acne. Além deles, podem ser usados laser ou preenchimento para cicatrizes mais profundas.

Babosa é realmente bom para queda de cabelo? Dizem que ela fortalece o cabelo, mas não sei se pode usar ou não.

Dermatologista: não há comprovação científica do uso da babosa no combate da queda de cabelo. No entanto, como possui Aloe Vera na composição, pode contribuir na hidratação dos fios.

Comprei um protetor solar oil free fator 70 e queria saber se posso usá-lo nas costas, mesmo quando estou vestido. À noite, costumo ficar sem camisa em casa. Devo aplicá-lo por conta da luz?

Dermatologista: se estiver com a pele protegida pela roupa, não precisa passar protetor solar. Aplique só nas áreas expostas ao sol. Não há necessidade de aplicá-lo quando estiver dentro de casa. Somente durante o dia, nas áreas expostas.

Tirou sua dúvida sobre caspa no rosto? Se tiver mais alguma, envie sua pergunta para a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Aline mara cunha paixão 17 de agosto de 2016 at 21:05

    Tenho melasma como posso acar com elas não dei mas o que fazer mim de uma orientação

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 19 de agosto de 2016 at 20:28

      Aline, a proteção solar é importantíssima no caso do melasma, e deve ser feita de 4 em 4 horas. Existem vários tipos de clareadores, o ideal é ver qual o mais indicado pra você, passando com o dermatologista.