Dermatologista responde: xantelasma tem solução?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: xantelasma tem solução?

xantelasma não é considerado uma doença, mas sim uma lesão cutânea caracterizada pelo aparecimento de bolsas amareladas nas pálpebras. Se você sofre com esse problema e está em busca de uma solução, veja a resposta da dermatologista sobre esse assunto e aproveite para ver as dúvidas enviadas na semana!

Tenho xantelasma ao redor dos olhos e já fiz um tratamento com uma espécie de cauterização. Porém, o problema voltou. Devo fazer novamente ou há um outro mais eficaz?

Dermatologista: com a cauterização, o xantelasma tende a voltar mesmo. O tratamento definitivo consiste na cirurgia, a qual é feita por cirurgiões plásticos.

Qual é o melhor tratamento para alopecia ateata?

Dermatologista: não existe uma regra, cada pessoa pode responder de um jeito. No entanto, alopecias muito antigas são mais difíceis de serem tratadas, assim como crianças respondem melhor aos tratamentos que adultos. Em geral, começamos com cremes à base de corticoides, podendo usar outros tratamentos caso não melhore.

Minha neta está com micose no couro cabeludo. Que tipo de remédio posso usar?

Dermatologista: primeiro é necessário ter certeza se é micose mesmo. Para confirmar o diagnóstico, será necessário fazer um exame feito a partir da raspagem do couro cabeludo.

Já vi diversos tratamentos para queda de cabelo, mas não obtive bons resultados com nenhum deles. Tenho cistite, isso tem alguma ligação?

Dermatologista: se você tiver cistite de repetição difíceis de tratar, talvez sim. Mas antes precisa afastar outras causas de queda de cabelo.

Posso usar o ácido kojico durante o dia?

Dermatologista: não é recomendado o uso de ácidos durante o dia, melhor à noite. Use o protetor solar de dia.

Tenho milium no rosto. Já fiz várias sessões para retirada, mas parece que aumenta a quantidade cada vez mais. O que posso fazer para eliminá-los definitivamente?

Dermatologista: o milium é consequência da oleosidade excessiva da pele. Para evitá-lo, deve-se tratar a oleosidade.

Tenho manchas escuras na pele do rosto e já usei muitos produtos para tratá-las. Percebo uma leve melhora, mas do nada aparecem mais fortes. O que fazer?

Dermatologista: essas manchas escuras na pele, que são chamadas de melasma, têm uma forte tendência a voltar depois que somem, por isso o cuidado com proteção solar tem de ser constante. Quando as manchas têm mais de cinco anos de duração ficam mais profundas e difíceis de sair. Se já tentou vários tratamentos e não melhorou, converse com seu dermatologista sobre o laser, procedimento estético usado em casos selecionados.

Gostou das perguntas e respostas da semana? Aproveite para enviar a sua dúvida sobre a saúde da pele e cuidados com o cabelo para a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Erika 26 de julho de 2017 at 19:28

    Tenho xantelasma em volta dos olhos. Já retirei com cirurgia mas com 6 meses voltou. Percebo que voltou menos. Será que agora consigo retirar sem cirurgia. Detalhe os meus níveis de colesterol ênfase normal. Não tenho!

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 31 de julho de 2017 at 13:36

      Érika, na maioria das vezes os níveis de colesterol são normais mesmo. O xantelasma tem uma tendência a voltar, o ideal é você discutir com seu médico qual seria a melhor opção de tratamento pra você no momento.

  • Responder Ana Clara 20 de agosto de 2016 at 22:05

    Olá!
    Tenho muitas manchas pretas causadas por picada de mosquitos, desde os meus 4 anos e hoje estou com 12. Uso protetor solar desde pequena e ainda não saiu, tenho medo que seja não saiam mais devido serem antigas. Tenho nas pernas,coxas e braços e tenho MUITA vergonha de usar shorts ou saias.
    O que faço para acabar?? Tem solução? Por favor, me ajudem.
    Desde já, obrigado! ❤

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 20 de agosto de 2016 at 23:06

      Oi Ana! Você é muito nova pra ficar tão incomodada com manchas. Já faz algo importante que é usar o protetor solar. Acontece que existem vários tipos de clareadores, e a pele de crianças é muito sensível. Então pra você ter a melhor indicação de tratamento, consulte seu dermatologista.