5 tratamentos estéticos para acabar com as manchas no rosto
Cuidados com o rosto

5 tratamentos estéticos para acabar com as manchas no rosto

Os cuidados com a pele devem começar cedo, para evitar que certas manchas no rosto acabem com nossa autoestima. Felizmente, existe uma grande quantidade de tratamentos estéticos para tratá-las em variados estágios de intensidade. Marcas antigas com mais de 10 anos de surgimento, em geral, são resistentes aos procedimentos e produtos, pois atingem camadas mais profundas da pele.

O uso do protetor solar é essencial durante a vida inteira. Qualquer tratamento facial indicado para combater manchas precisa ser combinado com seu uso, cujo fator de proteção deve ser de, no mínimo, 30. Quem tem pele oleosa pode optar pelo protetor com toque seco (oilfree). A aplicação deve ser de quatro em quatro horas.

Abaixo, selecionamos os cinco principais tratamentos estéticos para tratar e eliminar manchas no rosto. Confira!

1- Cremes clareadores

A variedade de cremes clareadores disponíveis é gigantesca, chegando a confundir a cabeça das mais desesperadas. Se você costuma comprar todos os tipos de cremes que encontra por aí, a recomendação é parar com isso e consultar uma dermatologista para saber qual é o produto mais indicado para sua pele.

No geral, cremes à base de vitamina C, hidroquinona, ácido glicólico ou outros tipos de ácidos costumam ter melhores resultados contra manchas no rosto. A diferença entre eles é basicamente a sua intensidade de clareamento, sendo que alguns por serem mais leves podem ser usados no verão, e outros (principalmente a hidroquinona) no inverno. Atenção: se estiver amamentando, fique de olho nas restrições quanto ao uso dos clareadores. A hidroquinona, componente mais comum desses cremes, é vetada a grávidas e mulheres que amamentam. Então, nada de se automedicar, hein?!

Manchas acastanhadas no rosto (melasma) são de difícil tratamento, sendo comum clarearem por um tempo e voltarem a escurecer depois. Em casos avançados, depois que vários tratamentos foram feitos e a mancha não clareou, a última opção é o laser.

2- Peelings

Assim como os cremes clareadores, os peelings também oferecem uma infinidade de opções para acabar com as manchas no rosto. O procedimento é um processo de esfoliação que descama da pele, com posterior regeneração do tecido para melhorar sua textura, clarear manchas, atenuar rugas finas e estimular a renovação do colágeno. Também é eficaz contra acne e linhas de expressão finas.

Entre os tipos mais comuns, vale destacar o peeling de ácido retinoico e o de ácido salicílico. Todos são indolores, com duração de 20 minutos cada aplicação, sendo necessárias de três a 6 no total. O peeling é aplicado nos consultórios e pode ou não ser retirado após alguns minutos, dependendo do produto. Em geral, após 2 a 3 dias a pele descama, ficando com um aspecto mais claro e lisinho.

3- Luz pulsada

A luz pulsada é uma tecnologia ativada em uma plataforma de lasers, com o intuito de eliminar manchas senis e solares, além de ser indicada para cicatrizes de acne, estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.

A sensação de ardor durante e depois do procedimento é comum, sendo 30 minutos de duração média cada sessão. O número de sessões varia de acordo com o objetivo do cliente e após avaliação médica. Durante este tratamento a exposição solar deve ser evitada.

4- Laser fracionado (ablativo ou não ablativo)

O laser ablativo é um procedimento que promove a renovação da camadas superficiais e médias da pele, agindo de maneira precisa na região afetada. Na aplicação, existe a necessidade de anestesia local (que pode ser feita com a aplicação de cremes anestésicos antes do procedimento), devido a dor. Dor, vermelhidão e inchaço são comuns, exigindo o uso de pomadas e remédios até normalizar. É mais indicado para cicatrizes (comuns e de acne), rugas, estrias brancas e linhas de expressão mais profundas. Caso você se interesse em realizar esse procedimento, se programe pra ficar afastada de atividades como trabalho, festas, pois a pele costuma ficar vermelha e inchada já no dia seguinte.

Já o não ablativo renova a camada mais superficial da pele, sem ocasionar dor, inchaço, queimadura . A vermelhidão, se ocorrer, é leve. A recomendação do procedimento é para casos de manchas no rosto, linhas de expressão finas, acne, e vasinhos. Como consequência, ainda devolve o viço, a textura e a uniformidade da pele.

5- Microdermoabrasão

Conhecido também por peeling de cristal ou diamante, a técnica de microdermoabrasão é ideal para quem quer algo leve e com pouquíssima chance de complicações. O procedimento pode ser aplicado em todo o tipo de pele. Consiste de uma esfoliação leve. A duração da aplicação é de em média 30 minutos, com o mínimo de 3 sessões (frequência de uma vez por semana).

Fique atenta às indicações e contraindicações de todos os procedimentos estéticos, principalmente se for gestante, estiver amamentando ou tiver pele oriental e negra. Se ficou com alguma dúvida, envie sua pergunta à dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Rafaela Meira 20 de setembro de 2016 at 11:24

    Bom dia.

    Comecei um tratamento para acne e manchas com Acido Retnóico, tudo com acompanhamento médico. Porém, estou com uma dúvida e acabei que não perguntei ao dermatologista. Faço atividades físicas como: spinning, musculação, treinos funcionais, mas no período noturno. Posso continuar fazendo essas atividades? Mesmo com protetor solar. Minha preocupação é o calor do corpo, suor, luz do ambiente, entre outros.