4 dicas para eliminar as rachaduras nos pés
Cuidados com o corpo

4 dicas para eliminar as rachaduras nos pés

Quem tem pele seca já está acostumado com as rachaduras nos pés e outros tipos de ressecamentos espalhados pelo corpo. No entanto, pessoas com pele normal, mista ou oleosa também podem sofrer com o problema, mesmo com menos intensidade. Isso acontece porque as rachaduras e fissuras possuem causas diversas, como doenças (psoríase, micose, diabetes e cardiovasculares), menopausa, obesidade, fatores externos (altas temperaturas e clima seco). contato direto com produtos químicos (água sanitária e substâncias abrasivas), problemas ortopédicos, uso de calçados abertos na área dos calcanhares ou sapatos que forcem essa região, andar de pés descalços e até hereditariedade.

Quer saber como eliminar rachaduras nos pés? Veja as quatro dicas abaixo!

1- Mantenha os pés sempre limpos e lixados

Primeiramente, lave bem os pés e entre os dedos. O esfoliante, assim como a lixa, se aplicados uma vez por semana na área afetada, podem ajudar nesse processo. Depois é só aplicar um creme emoliente específicos para os pés, que costumam ser espessos, oleosos e umectantes. Cremes à base de ureia são muito bons para áreas mais grossas do corpo, como pés e cotovelos. Esses cremes ajudam a prevenir e tratar as rachaduras nos pés.

O agravamento de fissuras nos pés causam sangramentos e propiciar a proliferação de bactérias, além de incômodo e dor ao pisar. Nada de negligenciar sua saúde, hein?

2- Hidrate os pés diariamente

Os pés devem ser hidratados todos os dias, com atenção especial aos calcanhares que sofrem com o atrito do chão e pisadas irregulares. Cremes com vaselina e lanolina são boas opções.

Em casos mais graves, as rachaduras nos pés podem ser amenizadas com cremes com concentração de ureia e ácido salicílico para afinar a pele. No entanto, a aplicação dessa combinação de substâncias só pode ser feita com prescrição médica. Consulte seu dermatologista antes de sair comprando produtos na farmácia.

3- Beba bastante água

Beber água regulamente é benéfico para uma série de problemas no organismo. Não seria diferente com a questão das rachaduras nos pés. Mantenha a meta de 2 litros por dia para manter seu corpo sempre hidratado por dentro. Se tiver dificuldade para tomar essa quantidade de água, tome sucos naturais para ajudar. Mas faça um esforço. Não existe nada melhor do que esse recurso precioso para o mundo e para a saúde.

4- Atente-se ao uso dos calçados

Todo mundo já deve ter usado algum calçado que dificulta a pisada e pressiona os calcanhares. A médio e longo prazo, esses modelos podem causar problemas ortopédicos e rachaduras nos pés, ainda mais se os pés não forem bem higienizados e hidratados. Prefira opções confortáveis, fechadas nos calcanhares e que não forcem essa região. Andar descalço também está fora de cogitação. O atrito com o chão não é nada legal para a aparência dos pés e ainda facilita o contágio de doenças.

Dica caseira: aplique um creme hidratante nos pés e enrole-os em filme PVC antes de dormir, pois à noite a hidratação é acelerada e intensificada. Se preferir, hidrate os pés e depois coloque meias de algodão para potencializar o efeito.

Se tiver alguma dúvida sobre rachadura nos pés ou qualquer outro tema, envie sua pergunta ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Isane sales 29 de janeiro de 2017 at 20:46

    Boa noite, como faço para eliminar “sinais” , parecem verrugas no pescoço, começam pequenos e vão crescendo.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 31 de janeiro de 2017 at 09:34

      Isane, essas pequenas verruguinhas melhoram com um procedimento chamado cauterização, em que são queimadas uma a uma.