Dermatologista responde: como tratar dermatite seborreica facial?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: como tratar dermatite seborreica facial?

A dermatite seborreica é comum no couro cabeludo, mas a caspa também pode surgir no rosto e exige tratamentos específicos. Recebemos uma pergunta bem detalhada sobre o assunto, respondida pela dermatologista logo abaixo. Aproveite para ver as outras dúvidas da semana, para manter a saúde da cútis em dia!

Tenho dermatite seborreica, e, para melhorar a aparência do rosto, três vezes por semana, durante o banho, deixo agir por alguns minutos no meu rosto um xampu anticaspa (Kerium DS, da La Roche-Posay). Além disso, uso uma loção à base de sulfacetamida sódica 5% todos os dias antes de dormir. Posso fazer uso contínuo desses dois produtos ou devo usá-los somente até o rosto voltar ao normal, usando-os novamente só depois de outra manifestação do problema?

Dermatologista: se a dermatite seborreica (caspa) é muito intensa, o ideal é manter esse tratamento que está fazendo, pois é muito bom. Caso seja leve e ocorra de vez em quando, deixe para usar os produtos só quando surgir a dermatite.

Existe alguma novidade para o tratamento do vitiligo?

Dermatologista: infelizmente, não. Continuam os tratamentos tradicionais com corticoides tópicos, cremes imunomoduladores e radiação UVA/UVB para as manchas muito extensas.

De uma hora para outra, as pontas dos meus cabelos ficaram ressecadas, mas a raiz aparenta estar saudável. O que devo fazer?

Dermatologista: faça hidratação, reduza a aplicação de química, evite chapinha e o uso frequente do secador.

Fiz uma tatuagem recentemente, utilizando a cor preta e pouquíssimo a cor branca. Durante o período de cicatrização, no quinto dia surgiram foliculites logo abaixo do desenho, apenas concentrado em uma região do braço (abaixo da tatuagem). Estive em dois dermatologistas e já estou com essas “bolinhas” há 15 dias. A primeira me recomendou azitromicina e um sabonete para higienizar o local. O segundo médico me recomendou Cefalexina (20 cápsulas) e Diprogenta creme. A foliculite pode ser uma resposta alérgica à tatuagem ou é oriunda de alguma inflamação bacteriana? Esse medicamento recomendado pelo dermatologista será eficaz? A partir do segundo dia, começou a não aparecer mais e melhorou a aparência das que já existiam. Agora estão aparecendo apenas algumas marquinhas na pele. Com relação a essas marquinhas, elas tendem a sair naturalmente ou sairão somente com auxílio de alguma pomada ou tratamento?

Dermatologista: de acordo com seu relato e pelos tratamentos que foram prescritos, provavelmente trata-se de uma infecção ou inflamação no local. Em geral, a pele deve começar a melhorar dois dias após o início do tratamento prescrito. Alergia aos pigmentos da tatuagem pode acontecer, mas a coceira no local é comum nesses casos. Se você não tiver coceira, difícil ser alergia. Fique tranquilo que as marquinhas vão clarear aos poucos. Se a área ficar exposta ao sol, use protetor solar para evitar que escureçam mais.

Quem possui marcas e espinhas na pele pode fazer o dermaroller tranquilamente?

Dermatologista: o ideal é tratar primeiro as espinhas e depois fazer o dermarroler para cicatrizes. Senão, as espinhas podem inflamar mais.

Bicarbonato de sódio com limão é eficiente para eliminar manchas escuras na pele (melasma)?

Dermatologista: de maneira alguma. O limão contém substâncias que podem causar irritações leves e até queimaduras na pele, além de piorar as manchas escuras na pele.

Cremes realmente eliminam rugas ou só com procedimentos injetáveis? Estou usando um creme para eliminar rugas e não obtive resultado até o momento.

Dermatologista: cremes são muito bons para clarear manchas, hidratar a pele e deixá-la mais bonita. Contudo, em relação às rugas, melhoram muito pouco.

Tem alguma outra dúvida sobre saúde da pele e cuidados com o cabelo? Envie sua pergunta para a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Michelle 14 de setembro de 2017 at 23:01

    Boa noite

    Tenho dermatite seborreia no rosto, estou sem tratamento
    Quando tomo Sol meu fica vermelho e pipocado, agora tbm está soltando a Pelé,
    Quero se possível me indique um tratamento com Corticoide

  • Responder Cleicione Ferreira de Abreu Rodrigues 23 de agosto de 2017 at 09:14

    Bom dia, a dermatite seborreica facial esta deixando meu rosto muito seco, principalmente na testa, estou usando o xampo CLOB X duas vezes na semana e o sabonete Actine barra só a noite.
    Teria alguma hidratação que eu possa fazer?

  • Responder oseias alves da costa 24 de junho de 2017 at 18:09

    Olá boa noite, tenho dermatite seborreica no rosto, faço uso da pomada Desonol/desonida, um pouquinho que fico exposto ao sol, meu rosto queima rapido demais, gostaria de saber sobre algum protetor solar pra usar junto com essa pomada.
    Obrigado!

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 28 de junho de 2017 at 11:49

      Bom dia Oseias! o protetor solar mais indicado pra quem tem dermatite seborreica na face deve ter “toque seco” , “efeito matte” ou “loção oil free”. Produtos cremosos devem ser evitados pois pioram a dermatite pelo aumento de oleosidade da pele.

      • Responder oseias alves da costa 3 de julho de 2017 at 10:36

        Obrigado!

  • Responder Franciele da Silva Domingues 23 de junho de 2017 at 01:57

    Doutor(a).Meu Filho teve um tipo de Micose no Couro Cabeludo.Fizemos tramentos para sarar isso ele tinha 2 Anos de idade.Mas quando raspamos o cabelo dele tem as marcaquinhas no Couro Cabeludo.Meu filho tem 5 anos agora.O que devo fazer!

  • Responder katiane galdino de oliveira 9 de fevereiro de 2017 at 20:13

    boa noite,tenho dermatite seborreica, e estou com rosto com aparecimentos de algumas espinhas e tenho a pomada micolamina,indicada pela dermatologista essa pomada pode prejudicar as espinhas que surgiram no meu rosto?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 9 de fevereiro de 2017 at 22:56

      Katiane, como pomadas em geral são cremosas, podem piorar as espinhas sim. O ideal seria loção,spray ou gel.