Dermatologista responde: como acabar com os pés de galinha?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: como acabar com os pés de galinha?

As rugas ao redor dos olhos, também conhecidas como “pés de galinha”, afetam a aparência da pele e a autoestima das mulheres. Muitas delas investem em vários cremes e tratamentos, mas acabam se frustando com a falta de resultados. Conheça os mais eficazes para o problema e aproveite para ver as respostas para outras perguntas da semana!

Tenho 39 anos e fico incomodada com algumas ruguinhas ao redor dos olhos (pés de galinha) e sobrancelhas. Quais são os tratamentos indicados para esses problemas?

Dermatologista: o melhor tratamento pra amenizar as rugas em torno dos olhos (pés de galinha) e entre as sobrancelhas é a toxina botulínica, conhecida pelos nomes comerciais de Botox, Dysport, entre outros. Se você prefere aplicar cremes antirrugas, aposte nas marcas La Roche Posay, Roc, Vichy ou Avene.

Já faz um tempo que tenho manchas vermelhas de acne no rosto. Vai demorar muito para sumirem?

Dermatologista: as manchas vermelhas de acne podem levar alguns meses para melhorar. Isso também vai depender se você está usando protetor solar corretamente, ou seja, todos os dias e reaplicando a cada quatro horas.

A técnica do sculptra é a mesma dos fios de sustentação?

Dermatologista: não, as técnicas são diferentes. Sculptra (Ácido Poli L Lático) é aplicado com várias injeções em alguns pontos da face e estimula a produção de colágeno. O resultado será perceptível, em média, após seis meses. Já o fio de sustentação é um fio mesmo, que é passado por baixo da pele, “puxando-a” para cima. Esse resultado já pode ser visto na hora.

Qual o tratamento mais barato para hiperplasia sebácea?

Dermatologista: aquelas bolinhas amarelas que surgem no rosto de pessoas com a pele oleosa são chamadas hiperplasia sebácea. Um tratamento que dá bons resultados é a eletrocauterização, na qual o dermatologista queima as lesões uma por uma.

Fiz um procedimento estético com laser (soprano XL) no buço e queixo em 15 sessões, porém, os pelos não saíram totalmente. A manutenção foi feita de mês em mês e, com isso, surgiram algumas manchas no buço, como se fosse melasma. Ouvi dizer que o laser provoca o problema, mas continuo fazendo a aplicação e agora já são 30 sessões, mas nada de resultado. A profissional acha que é hormonal e pediu exames. Não sei o que fazer, pode me orientar?

Dermatologista: vai depender da intensidade do laser usado em seu tratamento,e sua tendência a desenvolver melasma. Quanto mais forte tiver sido a intensidade de cada sessão, maior a chance de surgirem manchas no local. Os medicamentos mais eficazes contra o melasma são que possuem hidroquinona, um potente clareador. Protetor solar é obrigatório e deve ser aplicado de quatro em quatro horas.

Tenho dermatite de contato nas mãos há três anos, constatado por meio de testes com a alergista e dermatologista. Sei que preciso evitar metal, borracha e materiais de limpeza. Me afastei de tudo, uso luvas de vinil em casa e faço tratamento constante. Melhorou muito, mas sempre retornam nos dedo. Não tem cura mesmo?

Dermatologista: se você está fazendo o tratamento direitinho e mesmo assim ainda tem sintomas, então pode não ser dermatite de contato. Converse e seja examinada pelo seu dermatologista de novo, para pegar uma nova orientação.

Sou portadora de vitiligo e gostaria de saber: posso usar a pomada Vitacid para tirar manchas do rosto (melasma)?

Dermatologista: o melasma causa manchas acastanhadas no rosto e o vitiligo as manchas brancas. Se for para clarear o melasma, o Vitacid pode ser usado sim. Lembre-se de aplicar o produto sempre à noite e usar protetor solar durante o dia.

Ficou com alguma dúvida sobre os pés de galinha ou outro assunto tratado no post? É só enviar sua pergunta para a dermatologista! :)

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder maria luiza c ferreira 27 de setembro de 2016 at 17:13

    Tenho lupus eritematoso sistemico e quero fazer aplicaçao de botox existe algum impedimento?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 27 de setembro de 2016 at 19:48

      Não, desde que a doença não esteja em atividade e a pele do rosto tem que estar sem lesões de lúpus. Na dúvida converse com seu reumatologista sobre esse procedimento, e também com o dermatologista que irá fazê-lo.

  • Responder Sirlene maria da Silva. 24 de setembro de 2016 at 18:39

    Até que idade pode se.aplicar Botox? Tenho sessenta e quatro anos.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 25 de setembro de 2016 at 17:09

      Olá Sirlene! Não há limite de idade, pode ser aplicado a qualquer momento desde que não esteja gravida ou amamentando.