Como eliminar estrias vermelhas e brancas da pele
Cuidados com o corpo

Como eliminar estrias vermelhas e brancas da pele

Estrias são cicatrizes formadas a partir da destruição de fibras elásticas e colágenas da pele. Para simplificar, esse problema está diretamente atrelado ao estiramento ou puxamento da pele advindo da diminuição da espessura da derme e da epiderme.

As estrias são causadas pelo aumento do volume corpóreo provocado por diversos fatores: aumento do peso ou emagrecer e engordar (efeito sanfona), gravidez, colocação de prótese nas mamas, uso de anabolizantes, excesso de musculação, fatores hormonais, fatores genéticos ou tratamentos com corticoides. A fase de maior crescimento na adolescência (conhecida por estirão) também pode causar o aparecimento de estrias, tendo em vista o crescimento rápido do adolescente em curto espaço de tempo.

Nas mulheres, surgem mais nas coxas, flancos, glúteos, seios e abdômen. Nos homens, as regiões mais afetadas são os braços, costas e ombros. As mulheres costumam se incomodar mais com o aparecimento de estrias pelo corpo. Essa atenção maior às mudanças corporais deve-se à cobrança frequente da sociedade em cima delas e aos estereótipos de beleza propagados pelas mídias (televisão, cinema, revistas de moda). O mais importante aqui é tratar o que incomoda. Se as cicatrizes afetam sua autoestima e bem-estar, comece agora a se cuidar. Do contrário, uma estria ou outra não vai mudar em nada sua aparência ou saúde.

Tipos de estrias

As estrias são divididas em dois tipos: as avermelhadas ou arroxeadas e as brancas. As estrias vermelhas ou arroxeadas são recentes, ou seja, estão na sua pele há pouco tempo, mas o suficiente para serem perceptíveis. Podem coçar e apresentar um processo inflamatório na região afetada. Já as estrias esbranquiçadas são mais antigas, sem inflamação, porém, difíceis de eliminar.

Como-eliminar-estrias-vermelhas-e-brancas-da-pele

Tratamentos para amenizar as estrias

Há vários tratamentos para amenizar estrias, como cremes tópicos, aplicação de ácidos, laser e peeling. Entre os mais recomendados, vale destacar o ácido retinóico, microdermoabrasão, laser ablativo (mais intenso) e não-ablativo (menos intenso) e subcisão (procedimento cirúrgico).

Somente o dermatologista poderá indicar o ideal para você, por isso, nada de procurar esteticistas ou seguir indicações de amigos sem consultar um médico antes.

Lembre-se de que a eficácia de cada um depende do tipo de estria, o local onde se encontra e sua espessura. Apesar de não existir cura total, a aparência da cicatriz pode obter uma melhora significativa. Além disso, fique atento a outros fatores que podem influenciar no sucesso do tratamento: raça, idade, genética do paciente e produção de colágeno individual. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chances de alcançar os resultados desejados.

3 dicas para evitar estrias na pele

1- Mantenha sua alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada e rica em vitaminas (especialmente a E) e minerais ajuda a prevenir estrias. Alimentos fritos, refinados ou processados não são uma boa escolha. Prefira os crus, integrais ou cozidos a vapor e invista em legumes, frutas e verduras. Beba 2 litros de água por dia e diminua o consumo de sal. A retenção de líquidos favorece o acúmulo de resíduos tóxicos no organismo, mais um fator para o surgimento de estrias e celulite.

2- Mude seus hábitos

O cigarro e a bebida alcoólica têm grande influência na saúde, por isso, evitá-los pode trazer ganhos para sua qualidade de vida. Além disso, o consumo de ambos, juntos ou separados, propiciam o surgimento de estrias. Também é fundamental praticar exercícios físicos, ao menos, 30 minutos por dia.

3- Evite o “efeito sanfona”

Ganhar e perder peso com frequência (efeito sanfona) é uma das grandes causas de estrias, assim como a obesidade. O ideal é manter a alimentação saudável, aliando atividades físicas diárias.

Toda semana publicamos dois posts novos em nosso site: um com tema específico e outro de perguntas feitas pelos usuários e respostas da dermatologista. Se tiver alguma dúvida, já sabe: envie para nós!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)