Dermatologista responde: zyka vírus causa queda de cabelo?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: zyka vírus causa queda de cabelo?

Quem foi picado pelo Aedes aegypti e contaminado pelo zyka vírus, precisa lidar com a febre, dores (articulações, cabeça, musculares), entre outros sintomas. Após o tratamento sintomático, o organismo pode sofrer um pouquinho para voltar ao normal. Será que o cabelo pode cair durante e depois do tratamento? Abaixo, veja resposta para essa e outras perguntas, todas respondidas pela dermatologista.

Estou com zyka vírus e meu cabelo começou a cair muito de uns tempos para cá. Será que é uma consequência da doença? O que faço para conter a queda?

Dermatologista: após doenças ou internações o cabelo cai mais sim. Essa queda costuma melhorar sozinha, em até quatro meses.

Tenho manchas escuras no rosto e, no momento, estou amamentando meu bebê de 9 meses. Existe algum tipo de ácido que não prejudica a amamentação? Se sim, gostaria de uma indicação de produto.

Dermatologista: como está amamentando, o uso de clareadores à base de ácido retinoico e hidroquinona, que são as substâncias mais comuns nesses produtos, deve ser completamente evitado. O protetor solar deve ser usado a cada quatro horas, para evitar que as manchas escuras no rosto piorem.

Meu filho apresenta dermatite tópica no rosto, orelhas e pescoço. Já foi a vários dermatologistas e usa os remédios quando está em crise, pois as áreas afetadas ficam muito vermelhas, como se a pele tivesse queimada. Esse problema tem cura? Qual o melhor tratamento?

Dermatologista: dermatite atópica, assim como asma e rinite alérgica, não tem cura definitiva por ser uma tendência pessoal/genética do portador. Porém, existem medicamentos que ajudam a controlar o problema, trazendo uma ótima qualidade de vida para quem a possui. O ideal é seguir as prescrições médicas do dermatologista que examinou seu filho.

Fiz um alisamento de cabelo e os fios caíram um pouco. Será que voltarão a crescer novamente?

Dermatologista: após alisamentos ou outros tratamentos químicos, o cabelo tende a cair mais. Contudo, esse “efeito colateral” costuma ser temporário.

Gostaria de sua opinião sobre o produto Lift X. Ele realmente é eficaz contra as rugas?

Dermatologista: não tenho experiência com esse produto, mas dei uma olhada em sua composição. A princípio, colágeno, protetor solar e ácido linoleico são ingredientes que atuam na hidratação da pele, deixando-a mais bonita. No entanto, os cremes em geral não têm um efeito milagroso (sempre desconfie de grandes promessas do tipo) nas rugas e flacidez, porque não chegam até as camadas mais profundas da pele.

Tenho 29 anos e estou preocupado com as entradas que tenho no couro cabeludo. Quais xampus e condicionadores são indicados para prevenir a calvície? Meu cabelo é oleoso e fino. E qual a diferença entre xampu sem sal e com sal?

Dermatologista: infelizmente, xampus e condicionadores não fazem diferença no tratamento da calvície. Os xampus sem sal ressecam menos dos fios do que os produtos com sal.

É possível manipular uma base para fortalecimento de unhas composta por queratina, d-pantenol, cálcio e complexo de vitaminas? Se sim, teria algum resultado?

Dermatologista: sim, essas bases ajudam a fortalecer as unhas. Também existem compostos manipulados/prontos para tomar. Converse sobre isso com seu dermatologista!

Ficou com alguma dúvida sobre a relação do zyka vírus com a queda de cabelo ou algum outro assunto dermatológico? Compartilhe com a gente!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)