Dermatologista responde: qual é o melhor tratamento para estrias?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: qual é o melhor tratamento para estrias?

Estrias (destruição de fibras da pele) podem surgir em várias partes do corpo, especialmente nas mulheres, mas o tratamento difere quando a cor é diferente. Descubra como tratar as cicatrizes vermelhas e brancas, além de saber mais informações sobre queda de cabelo, hiperidrose, calvície, cicatrizes e manchas na pele.

Como acabar ou amenizar minhas estrias?

Dermatologista: o tratamento vai depender do tipo de estria. Estrias vermelhas, que são mais recentes, respondem bem a cremes com ácidos e peelings. Já as brancas, que são aquelas antigas, são de difícil tratamento. Atualmente, o que dá mais resultado para as estrias brancas é o laser associado com ácidos no local, mas mesmo assim necessita de algumas sessões.

Crioterapia de forma isolada é eficaz no tratamento de pequena cicatriz levemente saliente?

Dermatologista: em geral, não. Caso seja feita de forma incorreta pode até piorar a cicatriz.

Tenho ovário policístico e meu rosto está sempre com acne. Já fui ao dermatologista e tomei antibiótico, mas a acne permanece. Agora passo tudo que vejo na internet, como babosa, borra de café, mel com açúcar e alho. No entanto, nada resolve. Será que não tem cura?

Dermatologista: se você tem ovário policístico, sua acne só vai melhorar depois de tratá-lo. Para isso, você deve consultar um ginecologista. Ficar passando várias coisas no rosto e seguir receitas caseiras, além de não melhorar a acne, pode piorá-la.

Tenho 50 anos e retirei o ovário. Depois disso, meu cabelo começou a cair e a pele ficou seca/grossa. O que devo fazer?

Dermatologista: a queda de cabelo e o ressecamento da pele podem ser sintomas da diminuição de hormônios após a remoção do ovário. Converse com seu ginecologista.

O cheiro das minhas axilas é muito forte. Faço limpeza intensa na região, mas não adianta. O desodorante que uso já não combate mais. Existe alguma solução para o meu problema?

Dermatologista: aqueles sabonetes antibacterianos podem ajudar, mas devem ser usados sempre. Roupas de algodão também colaboram para amenizar o odor, as de tecido sintético pioram. Se além do odor você tiver excesso de suor (hiperidrose), consulte um dermatologista, pois há como diminui-lo.

Como retirar manchas de band aid provocadas pelo uso excessivo na pele? Existe algum creme ou esfoliante?

Dermatologista: em geral, as manchas desaparecem sozinhas, com o tempo. Deixe de usar o band aid e, com o tempo (pode levar alguns meses), a cor da pele vai retornando ao normal.

Quando molho meu cabelo ondulado e o coloco para os lados, fica naturalmente ondulado e o couro cabeludo extremamente visível. Apesar de não ter nenhum membro da família calva, apenas meu tio por parte de mãe (que tem cabelo ondulado) e meu irmão que tem entradas laterais (uma possível calvície). Meu cabelo está frágil ou tem tendência à calvície?

Dermatologista: com a lavagem, os fios ficam mais grudados e o volume do cabelo tende a diminuir, aparecendo o couro cabeludo. Isso acontece com a maioria das pessoas. Então, para saber se você tem calvície, seu cabelo precisa ser examinado seco. Se ainda o couro cabeludo ficar visível, procure um dermatologista para uma avaliação médica. Também existe a possibilidade de fazer o teste genético para saber se tem chances de ficar calvo no futuro.

Agora que já sabe como amenizar ou eliminar estrias e ainda ficou sabendo de várias curiosidades sobre a saúde da pele, envie outras perguntas para a dermatologista e mantenha-se sempre saudável!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Maria Aparecida Côrtes 29 de setembro de 2016 at 14:07

    O microagulhamento elimina as estrias? Qual os ativos indicados para o pós rolamento, nesse caso

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 30 de setembro de 2016 at 17:36

      Boa tarde Maria! Ameniza sim, mas precisa de algumas sessões. Quem decidirá sobre o melhor ativo é a profissional que fará o procedimento em você.