11 dicas de como fortalecer as unhas e deixá-las mais bonitas
Cuidados com o corpo

11 dicas de como fortalecer as unhas e deixá-las mais bonitas

As unhas estão quase sempre à vista, por isso, fica difícil não perceber quando não estão resistentes e bonitas. Há inúmeros motivos para que fiquem quebradiças e fracas. Por isso, antes de tratá-las, o ideal é descobrir a verdadeira causa do problema e só depois focar em como fortalecer as unhas.

Suas unhas apresentam irregularidades, como descamação, porosidade e manchas? Se a resposta for sim, talvez seja a hora de rever seus hábitos.

Veja onze dicas de como fortalecer as unhas de maneira prática e eficaz:

  1. Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina A, vitamina B5, ferro, zinco, cálcio e proteínas, como espinafre, couve, abacate, fígado, carne de boi, amendoim e batata doce. Algumas vitaminas podem trazer benefícios às unhas, mas o uso a médio e longo prazo podem provocar o aparecimento de espinhas no rosto ou no corpo. Nesse caso, o ideal é conversar com médico e avaliar a necessidade de continuar tomando as vitaminas. Na maioria das vezes, a interrupção melhora a acne.
  2. Proteja as mãos com luvas sempre que realizar tarefas que exigem contato direto com água e produtos de limpeza que contêm substâncias químicas na composição.
  3. Corte e lixe as unhas regularmente. Com o corte, você elimina a parte mais frágil e sujeita a quebras. Ao lixar, a lâmina da unha fica mais uniforme, evitando que enganche e lasque. Repita o procedimento a cada cinco ou sete dias.
  4. Use esmaltes sem substâncias corrosivas e alérgicas, como o tolueno e o formaldeído.
  5. Não deixe esmaltes por muito tempo em suas unhas, para não intensificar a descamação, o ressecamento, a quebra e a vulnerabilidade a infecções fúngicas.
  6. Evite tirar as cutículas totalmente. A ausência delas facilita a entrada de fungos e bactérias.
  7. Utilize bases fortalecedoras formuladas especialmente pelo seu dermatologista.
  8. Hidrate suas unhas todos os dias, principalmente antes de dormir, para evitar a descamação. Para melhor absorção dos nutrientes, aplique o hidratante (com óleos essenciais e ureia na composição) na base das unhas e sobre as cutícula.
  9. Use removedor de esmaltes oleoso e sem acetona. Essa substância é muito agressiva e promove o ressecamento das unhas, além de deixá-las mais quebradiças, descamadas, sem brilho e com manchas brancas. Uma outra opção é apostar em lenços removedores.
  10. Aposte na base fortalecedora e aplique-a embaixo do esmalte. O produto age diretamente na queratina das unhas, unindo-as e deixando-as mais endurecidas.
  11. Evite sapatos apertados para não deformar as unhas dos pés, mesmo que temporariamente.

Outros cuidados com as unhas

Atente-se à aparência de suas unhas e procure ajuda médica se perceber que apresentam: listra, cor azul, dobras, sulcos horizontais, linhas brancas, cor branca embaixo da unha, engrossamento, inflamação na cutícula, palidez, hemorragias subungueais, descolamento do leito ungueal, depressões ou baqueteamento. Esses sintomas podem indicar algumas doenças, como psoríase, micoses, descolamentos, entre outras.

Unhas e cabelos fracos podem ser sinais de hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que diminui a produção de hormônios. Se você não tem o problema, polivitamínicos podem ajudar.

Vale lembrar que o envelhecimento natural também afeta o crescimento e o desenvolvimento das unhas.

Agora que já descobriu como fortalecer as unhas e deixá-las mais bonitas, fique à vontade para enviar suas dúvidas sobre cuidados com a pele e cabelo para a dermatologista.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)