Dermatologista responde: café com mel combate cravos e espinhas?
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: café com mel combate cravos e espinhas?

Quem tem ou já teve cravos e espinhas, sabe o quanto é difícil combatê-los. Será que a receita caseira de café com mel pode ajudar no tratamento? Veja a resposta da dermatologista e aproveite para conferir as outras perguntas da semana!

Vi na internet que café com mel ajuda a combater cravos e espinhas. Isso é verdade?

Dermatologista: cuidado com a internet. Existem vários sites e blogs que dão dicas, mas poucos são realmente confiáveis. Fez bem em perguntar. Não há indicação nenhuma de usar café com mel para tratar cravos e espinhas.

As pessoas da minha família costumam ter a pele muito oleosa, com tendência a acne juvenil e cravos. Não me conformo muito com as “dicas para combater a oleosidade”, de fora para dentro, com o uso de produtos, limpeza de pele e outras técnicas paliativas que apenas combatem sintomas. Ou então dizem “é hormonal” , e isso soa como uma fatalidade irreversível, para a qual não há alternativa, além de se conformar. O que pode ser feito efetivamente, de dentro para fora, que elimine ou controle este problema de maneira eficaz?

Dermatologista: sempre que falamos de algo que é tendência pessoal ou herdada da família significa que não há nenhum medicamento que resolva para sempre o problema, entende? O que existe é um controle da oleosidade por meio de medicamentos (em geral, com ácidos), que devem ser usados de forma contínua. Ou seja, estará com a pele mais sequinha enquanto fizer o tratamento indicado pela sua dermatologista e, ao interrompê-lo, a oleosidade tende a voltar.

Raramente tiro a blusa e, por conta disso, estou com a marca da roupa causada pelo sol. Existe algum tratamento, creme ou algo do tipo para amenizar e eu poder voltar a pegar sol?

Dermatologista: essas manchas surgem por causa do sol de todo dia, aquele que pegamos quando andamos na rua ou estamos dirigindo. A melhor forma de se prevenir é usando o protetor solar nos braços e pescoço todos os dias. Então, não faz sentido clarear as manchas e pegar sol.

Vinagre de maça faz parar de cair o cabelo?

Dermatologista: infelizmente, não. Pode piorar a queda, porque resseca mais os fios.

Tenho xantelasma e faço tratamento com ácido há três anos. Sempre volta. Além disso, ainda preciso lidar com o melasma, o qual trato com hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida, mas não estou vendo resultado. O que fazer?

Dermatologista: em relação ao xantelasma, existe um tratamento cirúrgico, em que a região da pele com as manchas é retirada pelo cirurgião. Tem um ótimo resultado. Já o melasma precisa de pelo menos três para ver o efeito do tratamento, aliado ao protetor solar, que deve ser aplicada de 4 em 4 horas.

Tá aparecendo muitos sinais de carne na minha pele em várias parte do corpo e estão crescendo. O que posso fazer para acabar com isso?

Dermatologista: essas pequenas peles que surgem, principalmente, no pescoço e axilas são retiradas pelo dermatologista no consultório mesmo, procedimento rápido e seguro.

Tenho umas manchas na perna de cor branca que estão se espalhando. O que pode ser?

Dermatologista: se você tiver mais que 40 anos, muito provavelmente são manchas brancas redondinhas e pequenas, consequência do sol que tomou a vida toda. Geralmente, essas manchinhas aparecem nas áreas mais expostas ao sol, como braços e pernas.

Sempre que tiver dúvidas, envie suas perguntas para a dermatologista. Toda quinta-feira, postamos as mais recentes em nosso site. Fique de olho!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Flávia Mineiro 5 de novembro de 2016 at 17:04

    Tenho melasma adquirido devido à exposição ao sol, de décadas atrás.
    Nunca tomei anticoncepcional. Já fiz vários tratamentos a base de ácidos, com acompanhamento do dermatologista, mas elas só desaparecem qdo estou fazendo o uso, como não pode se estender ao uso , no período de pausa elas voltam!!
    O que posso fazer?
    Ficar com as manchas?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 5 de novembro de 2016 at 22:41

      Boa noite Flávia! Infelizmente melasma antigos (em geral com mais de 10 anos) são de difícil tratamento. Eles têm uma forte tendência a voltar, mesmo usando protetor solar corretamente. Nesses casos pode estar indicado o laser como última opção de tratamento. Converse com seu dermatologista!