5 dicas práticas de como disfarçar o cabelo branco
Cuidados com o cabelo

5 dicas práticas de como disfarçar o cabelo branco

Após os 40 anos, o cabelo branco começa a aparecer e costuma atrapalhar a rotina de cuidados capilares da maioria das mulheres. Algumas assumem o grisalho e são muito felizes assim. Outras não suportam a mudança e preferem buscar meios práticos para manter a autoestima elevada. O importante é sentir-se bem e feliz ao olhar no espelho.

Os fios ficam brancos com o avanço da idade, mas fatores genéticos podem adiantar ou postergar a chegada do grisalho. Se alguém da família teve cabelo branco ainda jovem, talvez aconteça o mesmo com você. Fora isso, brancas têm a tendência de enfrentar o problema antes das amarelas e negras.

Até o momento, não existe nenhum produto que faça os grisalhos escurecerem definitivamente ou voltarem ao tom natural, muito menos retardar o aparecimento de fios brancos. No entanto, há alguns macetes que ajudam a camuflá-los.

Abaixo, separamos cinco dicas de como disfarçar o cabelo branco e manter os fios mais saudáveis.

Franjas

Além de rejuvenescer o visual, as franjas aumentam o volume na raiz e disfarçam os fios brancos que nascem na parte da frente da cabeça.

Mulheres com pele oleosa fogem das franjinhas com razão. No entanto, após a menopausa, a pele tende a ficar mais seca e o corte pode ser uma boa ideia. Pesquise inspirações na internet e em revistas especializadas. Uma hora ou outra você encontra a opção perfeita para você.

Tonalizantes

Os tonalizantes são uma boa alternativa para quem ainda tem pouco cabelo branco. A coloração só deve ser usada quando os fios já estiverem bem grisalhos. Mesmo assim, prefira não aplicá-la com frequência e prefira produtos sem amônia. Vale a pena consultar um dermatologista para receber as melhores indicações de produtos, principalmente se tiver alergia a algum componente. Não se esqueça de combinar as químicas com hidratações constantes.

Produtos para camuflar os fios brancos

Alguns produtos quebram o galho na hora de disfarçar os fios brancos, principalmente quando estão começando a despontar na raiz. A dica é apostar nestes truques quando estiver com pressa ou sem opções, pois deixam o cabelo com seco e sem movimento.

  • Batom para retocar a raiz;
  • Colorações a seco que duram até cinco lavagens;
  • Leave-in que colore os fios gradativamente;
  • Corretivo líquido para fios;
  • Spray para retocar a raiz;
  • Fibras em pó para dar volume e cor;
  • Rímel à prova d’’água e lápis de olho macio para cobrir fios que estão nascendo.

Luzes finas

Quanto mais fios brancos tiver, mais claras e finas devem ser as luzes. Pode ser loiro, cobre, vermelho, desde que os tons sejam claros. Se realmente quer camuflar o grisalho, o preto e o castanho não são boas escolhas.

Se os fios brancos já dominaram mais da metade do cabelo, aposte em luzes inversas. Mechas no tom natural ou um pouco mais escuras também ajudam.

Fios bagunçados (messy hair)

Os fios bagunçados e com volume na raiz ajudam a disfarçar o grisalho, diferente da divisão do cabelo em linha certinha, que torna o branco mais aparente.

Outros cuidados com o cabelo branco

  • Cabelo branco fica melhor com cortes mais curtos. Mantenha a hidratação dos fios em dia, mesmo que não faça colorações constantes. O cabelo branco é mais poroso e precisa de mais cuidados. Além disso, aposte em produtos com queratina e colágeno na fórmula.
  • Jamais arranque os fios brancos. Ao fazer isso, o fio nascerá mais grosso ou, na pior das hipóteses, pode destruir a raiz e não crescer mais.
  • Se o cabelo branco ficar amarelado, o ideal é investir em um tonalizante de cor acinzentada.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre os cuidados com o cabelo branco, envie sua pergunta para a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)