Cuidados com a pele

Por que devemos nos atentar à temperatura da água em nossa pele?

 

Sempre ouvimos que devemos tomar cuidado com a água muito quente durante o banho, por exemplo. Mas, você conseguiria explicar exatamente qual seria a razão para esse cuidado e tudo o que a água quente pode provocar à nossa pele?

A pele humana possui textura e hidratação natural. Qualquer agente externo pode influenciar – negativamente – a nossa pele, principalmente a pele do rosto. Agora a tendência é que as temperaturas subam, mas no inverno é quase impossível resistir à agua quentinha. Por isso, trouxemos algumas dicas!

Onde a água quente pode prejudicar exatamente?

A agua quente retira toda a barreira protetora da pele. Isso, com o tempo, aumentará o ressecamento da mesma, deixando o aspecto envelhecido e as manchas vermelhas, além da coceira pós-banho. No rosto, isso ainda causa outro problema: as glândulas sebáceas acabam produzindo mais sebo por entenderem que a pele está desprotegida. Como resultado, a pele fica oleosa, assim como o couro cabeludo.

Uma observação muito importante: seja a sua pele seca ou oleosa, as duas situações pioram muito quando expostas à agua quente.

E se a temperatura ambiente é bem fria, qual é a saída?

Primeiro você precisa saber que não é necessário tomar banho frio se não quiser. A solução é tomar um banho morno. Para entender a temperatura morna mais adequada, coloque o pulso na água e veja se está agradável ou muito quente. Esse será seu termômetro!

De qualquer maneira, existem sabonetes que são detergentes sintéticos e não sabão, que hidratam melhor a pele e protegem da água, formando uma barreira.

Agora que esses pontos foram esclarecidos, valem algumas observações importantes para a hora do banho!

– A temperatura ideal é aquela que é agradável ao corpo, nem muito quente, nem muito fria!

– Não exagere no tempo: de 5 a 10 minutos é o tempo ideal de banho!

– Não exagere na hora de esfregar o sabonete no corpo, muito menos com a bucha.

 

E você, já notou algum problema devido aos banhos muito quentes? Tem alguma dúvida? É só enviar a sua pergunta ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)