Cuidados com a pele

Conseguimos repor o colágeno que perdemos durante o avanço da idade?

Close-up of beautiful face

Talvez você ainda não entenda a dimensão da presença do colágeno em nosso corpo, mas podemos afirmar que ele é a proteína mais importante do corpo humano, onde está presente em aproximadamente 30%. Outra informação que as pessoas tinham pela metade: muitos pensam que o colágeno está apenas na pele, mas ele também está presente no tecido conjuntivo, cartilagem, ossos e vasos sanguíneos.

Como muito popularizado, e onde realmente as pessoas se informam, na pele ele confere força e resistência. Ou seja, essa proteína é a que dá sustentação à nossa pele. De forma resumida, na luta diária contra o envelhecimento da pele, devemos prestar muita atenção no colágeno – ele é que está no centro de tudo!

Tudo isso porque após os 30 anos, uma enzima que degrada as fibras de colágeno começa a entrar em ação, por isso o envelhecimento: passamos a perder a sustentação da pele.

Aos 50 anos essa proteína já se apresenta em níveis muito baixos, por isso as marcas de expressão acentuam-se nessa idade.

Como podemos, ao longo da vida, prevenir essa degradação do colágeno natural?

A resposta é simples e certeira: através de uma vida saudável, com alimentação equilibrada e muito rica em Vitamina C, E e Zinco, além de atividades físicas e evitando males à pele, como o cigarro.

E de forma preventiva, é eficaz tomar colágeno para reposição?

Ao longo dos anos, a suplementação do colágeno sempre foi buscada através da alimentação. A indústria fez muitas tentativas de criar produtos com colágeno, mas a grande dificuldade é em como essa proteína pode ser absorvida no intestino e levada até a pele.

A notícia boa gira em torno do já tão comentado “colágeno hidrolisado”, os pequenos fragmentos de colágeno que, se ingeridos entre 5 a 10g por dia, ajudam a pele com seus efeitos positivos, afinal, o colágeno hidrolisado é facilmente absorvido pelo intestino e, quando chega à pele induzem as células a produzirem mais colágeno e acido hialurônico. O resultado disso é a melhora do tônus, da elasticidade e da hidratação da pele.

Concluindo, os cientistas encontraram no colágeno hidrolisado a fonte do bem para a pele sim!

Se ficou alguma duvida sobre o consumo do colágeno hidrolisado, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)