Perguntas e respostas

Olheiras: qual pode ser a melhor forma de tratar as suas?

Beautiful young woman applying concealer under her eyes

As olheiras, desde sempre, são muito incômodas para quem as tem, especialmente as mais acentuadas. A grande questão é que elas acabam dando ao rosto um ar de cansaço.

A falta de sono adequado pode ser uma das causas de olheiras, como bem sabemos. Noites mal dormidas fazem com que a musculatura do rosto fique tensa e acaba aumentando o calibre dos vasos, tornando a cor da pele ao redor dos olhos mais arroxeada!

Se esse não é o seu caso e você tem olheiras mesmo descansando muito bem, saiba que elas podem ser originadas de alergias, alterações hormonais, fatores genéticos e outros fatores externos, como o tagabismo e o álcool.

Provavelmente você já deve ter buscado por inúmeras formas de tratá-las ou amenizá-las, e algumas podem não ter dado certo. Essa é a grande questão: por terem origens múltiplas, o tratamento deve ser estudado e indicado para cada caso específico.

É claro que, junto ao tratamento devemos continuar cuidando das olheiras para que os fatores externos não as façam aparecer novamente. Esses cuidados diários são super simples e podem, em alguns casos, eliminá-las ou fazer com que diminuam bastante!

E quais são esses cuidados do dia a dia?

Além de evitar o tabagismo, melhorar a qualidade de sono e fazer uso moderado de álcool e açúcar, a dica é usar compressas geladas para ajudar a promover a vasoconstrição, suavizando as olheiras, e usar cremes para a área dos olhos que sejam à base de Vitamina C e cafeína!

Outro grande aliado, que não extermina as olheiras, mas ajuda no processo de camuflagem, é o corretivo, em especial os de tom amarelo, que neutralizam os pigmentos arroxeados.

Mas, se mesmo com todos esses cuidados em dia e tentativas de disfarçar, você ainda se incomoda com suas olheiras, o melhor a fazer é procurar pelo dermatologista e estudar o melhor tratamento.

Conheça algumas técnicas  muito procuradas:

O uso de cremes despigmentantes para clarear a pele da região. Essa geralmente é a primeira medida adotada.

Peeling, que clareia essa área da pele.

Preenchimentos, nos casos em que a cavidade do globo ocular é mais profunda.

Drenagens linfáticas na região para aumentar a microcirculação

Luz pulsada, que ajuda a ativar a circulação sanguínea que está estagnada na região da pálpebra.

Tratamento com laser, que atua tanto no pigmento quanto nos vasos da região, eliminando os dois componentes que causam as olheiras.

Já tentou algum desses procedimentos? Conte-nos o resultado, ou caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tratamento das olheiras, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Claudete 5 de janeiro de 2017 at 20:31

    Oi eu tenho linhas d expressão em baixo não dos lados do olhos e isso me encomoda muito , gostaria d saber o que devo fazer ?