Perguntas e respostas

O oléo de rícino pode ser um importante aliado para os cuidados com o corpo

claves-que-evitan-que-el-cabello-se-enrede

Muito se fala por aí de produtos cosméticos e de truques com ingredientes naturais para cuidados com a pele e cabelos. Um desses produtos em alta – tanto sua versão natural, quanto como composição de produtos cosméticos – é o oléo de rícino. Mas, você já se aprofundou sobre suas propriedades para entender como ele funciona e qual é o seu proposito para fins dermatológicos?

Bom, antes de qualquer coisa, é interessante que entendam de onde vem o óleo de rícino. Ele é extraído de nada menos que a mamona e seu óleo é revigorante e rejuvenescedor, apesar da semente da mamona ser tóxica – essa toxina não é passada para o óleo de rícino em sua forma final para consumo.

O óleo de rícino tem propriedades antioxidantes, ômega 6 e Vitamina E, que podem fortalecer e auxiliar no crescimento do cabelo. Mas, não é só isso!

Separamos uma lista de finalidades dermatológicas onde você pode aproveitar o óleo de rícino, primeiro por sua eficácia nos resultados, segundo pelo preço e facilidade em ser encontrado!

Nos cabelos:

– Basta aplica-los no couro cabeludo, massageando por alguns minutos e enxaguar. Os cabelos ficarão revigorados, menos quebradiços e ganhará força ao ponto de acelerar o crescimento.

– Para facilitar e até mesmo potencializar a aplicação do óleo de rícino, é recomendável que se misture com outro óleo, como o azeite de oliva ou o óleo de coco.

Na pele:

– Auxilia na remoção das maquiagens mais pesadas.

– Melhora o ressecamento dos pés e cotovelos, por exemplo, além de prevenir a ação de fungos.

– mantém a pele viçosa

-Pode ser usado também como hidratante, curativo, aliviador de queimaduras de sol e redutor de cicatrizes.

Nas unhas:

– Massageando-o nas cutículas, o óleo de rícino pode ser um aliado das unhas fortes e compridas.

– Aplique também quando estiver sem esmalte, antes de dormir.

 

Gostou das dicas de como usar o óleo de rícino? Se tiver alguma dúvida sobre o óleo ou qualquer outra questão dermatológica, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Fabiana 31 de março de 2017 at 15:03

    Boa tarde, usei óleo de rícino pela primeira vez e caiu bastante cabelo, será que é normal por ser a primeira vez?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 2 de abril de 2017 at 22:06

      Olá Fabiana, a queda de cabelos não é esperada após o uso do óleo, se persistir você deve procurar um dermatologista.