Perguntas e respostas

A forma como você costuma lavar o rosto faz toda diferença na sua pele

mulher-limpeza-pele-lavar

É um dos hábitos mais comuns do mundo, todo mundo faz diariamente e ainda assim pouca gente conhece o passo a passo ideal, acreditando que não exista nenhum segredo para se lavar o rosto. Pode escrever: a maneira como você lava o rosto pode mudar completamente a aparência de sua pele, seja positiva ou negativamente.

Tudo começa pelo sabonete: não use em seu rosto sabonetes indicados para outras partes do corpo. Sim, esse é um dos erros mais comuns, e a particularidade de cada pele do corpo deve ser respeitada. Para peles oleosas, os sabonetes mais indicados são os que contêm ácido salicílico e zinco. Já para a pele mais seca, indicamos o sabonete que contem hidroxiprozilane.

Outra coisa que você precisa saber é sobre a quantidade de vezes que você deve lavar o rosto. Apesar de significar limpeza, não devemos abusar: o excesso estimula a produção exagerada das glândulas sebáceas. Sendo assim, o ideal é lavar o rosto de duas  vezes por dia e, se desejar manter a pele fresca, use um tônico.

A temperatura da água também é outro ponto fundamental nesse processo diário. A água quente, como a maior parte das pessoas sabe, resseca a pele. Isso estimulará as atividades das glândulas sebáceas, resultando numa pele oleosa, além de estimular também o aparecimento de vasos. Nesse caso, o ideal é lavar o rosto em temperaturas que vão do morno ao frio.

Se você acredita que isso é tudo, saiba que o momento de secar o rosto também é super importante. Não esfregue seu rosto. Para secar a pele, dê batidinhas com a toalha, assim a água será absorvida facilmente, sem sofrer atrito com tecido.

Agora, além de todos esses cuidados básicos, algumas dicas podem ajudar bastante nessa hora:

– Faça movimentos certos com as pontas dos dedos

– Não deixe o sabonete “agindo” na pele. O tempo certo do sabonete é apenas no momento da lavagem. Deixá-lo na pele por causar irritações.

– Esponjas e escovinhas faciais também podem ser ótimas na limpeza delicada da pele, principalmente para quem tem pele mais olesosa.

 

Essas são algumas dicas essenciais para o nosso dia a dia e para a saúde da pele do rosto. Ficou alguma dúvida sobre cuidados no rosto? Então pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Paloma 10 de janeiro de 2017 at 13:59

    Porque tenho tendência a criar acne no período menstrual? E o que pode causar este tipo de problema?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 10 de janeiro de 2017 at 14:55

      Oi Paloma! muitas mulheres sofrem desse problema, principalmente adolescentes.Se vier acompanhado de menstruação irregular pode ser sinal de alguma alteração hormonal (como ovários policísticos) sendo assim você deve procurar um ginecologista.