Perguntas e respostas

Além da luz solar, você se protege da luz artificial todos os dias?

jajal-karier-di-bidang-pria-seperti-ini-prediksi-kesuksesan-wanita-8cdrhruned

Ainda que seja de conhecimento de todo mundo, continua necessário o alerta sobre a proteção solar. Principalmente por essa razão, que poucos desconhecem: muita gente pensa que abrigar-se da luz do sol já garante que a pele esteja protegida. A questão é que, assim como o Sol emite raios UV, a luzes dos ambientes fechados também – tanto a luz do computador, por exemplo, como as luzes fluorescentes. Essas luzes visíveis causam algumas alterações no DNA da pele, como as células de pigmentação e as produtoras de colágeno, desencadeamento efeitos nocivos, manchas e até mesmo o envelhecimento precoce.

Para facilitar o entendimento, oito horas de exposição à luz artificial equivale a 1 minuto e 20 segundos na luz do sol, que a longo prazo pode apresentar grandes efeitos. Dos radicais livres produzidos pela nossa pele, 67% é de responsabilidade do sol, enquanto 33¨% da luz artificial!

O alerta é ainda maior para quem faz tratamentos estéticos ou possui alguma doença de pele e se expõe muito às luzes artificiais.

Mas, sendo assim, como devemos nos proteger dessas luzes artificiais?

Muita gente, principalmente mulheres, já o faz sem saber. O protetor solar, primeiro a ser lembrado em casos de proteção, não é o suficiente para proteger a sua pele da luz visível, já que a maioria possui apenas proteções dos raios UVA e UVB! Sendo assim, é importante utilizar aqueles protetores com base, ou que se passe uma camada de base sobre o filtro solar. Essa barreira física, aliada à proteção solar, garantem a proteção da pele em ambientes aberto, com luz solar, e ambientes fechados, com luz artificial.

Ficou com alguma duvida sobre proteção solar ou luz artificial? Então mande sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)