Perguntas e respostas

Melasma: os cuidados no Verão

young woman lying on massage table close up head shot closed eyes

O Melasma é um tema que sempre desperta muitas dúvidas, especialmente para quem sofre com as manchas na pele e já tentou diversos tratamentos diferentes – muitos sem sucesso.

Esse assunto é recorrente também aqui no blog, onde já demos algumas dicas e levantamos algumas questões sobre o Melasma.

Porém, se você tem ou conhece alguém com Melasma e que já costuma ter muitos cuidados com a pele, saiba que no Verão esses cuidados devem ser redobrados. Explicamos o motivo:  mulheres com peles mais morenas e em países de clima quente, como é o nosso, são mais suscetíveis, especialmente nessa época do ano, quando calor aumenta e também aumentamos nossa exposição ao Sol e à claridade. Uma das formas mais valiosas de prevenir o Melasma é evitando a exposição ao sol com filtros, sombrinhas, guarda-sol e chapéu, afinal, nessa condição as células que produzem a melanina da pele recebem um estimulo para que trabalhem ainda mais.

Dessa forma, quem sofre com o Melasma, deve tomar os seguintes cuidados nessa época do ano:

A primeira de todas, evitar exposição excessiva ao sol e usar muito filtro solar, especialmente nos rosto, colo, braços e mãos.

O filtro também deve ser usado no dia a dia,  evitando o aparecimento de novas manchas.

Aplicar o protetor pelo menos 15 minutos antes de sair de casa, ou do trabalho.

Se não tiver como evitar a exposição solar intensa, aplicar o protetor no corpo todo a cada 3 horas, sem falhar!

Seu protetor solar deve ter proteção UVA e UVB. São os raios UVA os responsáveis pelo escurecimento da pele, portanto, o protetor não deve ter apenas o FPS alto.

A luz visível, ou seja, aquela claridade do dia, é menos nociva que a luz direta do sol, mas também precisa de proteção, como já dissemos nesse post.

Todas essas dicas são muito importantes para quem quer amenizar as manchas de Melasma e evitar que elas escureçam ainda mais. É necessário esforço, disciplina e paciência também, mas o resultado é animador.

Ficou com alguma dúvida sobre Melasma, tratamentos ou formas de se cuidar? Mande sua pergunta para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Euripa cristina rosa 16 de fevereiro de 2017 at 20:46

    Boa noite doutora tenho melasma e uso dia ss dia nn a máscara de água de arroz argila verde e leite de magnésia é recomendado ?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 16 de fevereiro de 2017 at 23:08

      Olá Cristina, boa noite, esses produtos não clareiam a pele, e se causarem irritações podem piorar o melasma.

  • Responder Anadir 9 de fevereiro de 2017 at 19:20

    Tenho Melasma o que eu uso p clarear