Perguntas e respostas

Dermatologista responde: medicamento/creme manipulado ou industrializado, qual é o melhor?

239-a03064f273a116c8c9922d0ba6a39ea8

Hoje, a oferta de cremes e medicamentos industrializados é tão vasta, que muitas pessoas passaram a abandonar a preferência pelos manipulados, até mesmo alguns especialistas ao fazer a recomendação.  Além de tudo, eles são mais fáceis de encontrar e estão prontos para o consumo, oferecendo muito mais praticidade, principalmente na hora de adquiri-los.

Em muitos casos, ainda é indicado o uso da formula exclusiva, individual, onde podemos turbinar uma substância que consideramos essencial  para determinado tratamento, de determinado paciente, ou excluir outra. O que é mais importante para que um medicamento ou creme manipulado seja de total qualidade: a rigorosidade com a qual é preparado e manipulado, ao ponto de manter todas as suas propriedades preservadas.

Hoje em dia esse cenário é um pouco diferente, por uma questão: os industrializados, além de terem avançado muito em questões de produção e tecnologia, são tão eficazes quanto os manipulados, além das formulas serem mais estáveis e confiáveis, uma vez que seus resultados são conhecidos. Essa também pode ser uma escolha final de grande parte dos pacientes, que envolve questões financeiras e , por essa razão, muitas vezes preferem os industrializados.

Porém, algumas substâncias, dependendo de suas particularidades, são melhores e mais indicadas em suas versões industrializadas, como é o caso da Vitamina C, por exemplo. Recebemos uma pergunta sobre isso e a nossa dermatologista respondeu. Confira essa e muitas outras dúvidas:

Gostaria de saber se a Vitamina C estabilizada manipulada é tão boa quanto a industrializada.

Dermatologista: a Vitamina C é muito difícil de ser estabilizada. Eu, particularmente, acho mais segura a industrializada, pois já vem com a garantia de ter sido fabricada em condições ideais. A eficácia da manipulada vai depender da qualidade da farmácia que a preparou, assim como do farmacêutico também. Se você optar por manipular, procure uma farmácia grande e conhecida, de preferência.

Gostaria de saber se o Minoxidil loção 5% pode causar aceleramento cardíaco, tonturas e visão embaçada, pois quando usei tive estes sintomas, antes de usar nunca tive nenhum problema assim, eu usava 27 gotas no couro cabeludo, sendo duas nas sobrancelhas. Queria saber se ele pode causar mesmo esses efeitos colaterais.

Dermatologista: o Minoxidil loção praticamente não é absorvido no sangue, sendo assim ele não causa esses efeitos.

Tenho muita queda de cabelo e gostaria de saber o que fazer ou tomar para conter a queda.

Dermatologista: Existem várias causas pra queda de cabelos, sendo as mais frequentes alterações na tireoide (como hipotireoidismo), após cirurgias, parto ou internações, perda de peso importante, anemia, caspa, enfim. Então, pra tratar a queda é necessário primeiro descobrir a causa.

Como faço para tratar dermatite seborreica com manchas brancas na pele?

Dermatologista: Não podemos indicar tratamentos pelo site, mas primeiro é necessário esclarecer se o que você tem é mesmo dermatite seborreica ou não. Isso porque manchas brancas na pele podem ser sinal de outros problemas como, por exemplo, micose. Então, o ideal é você se consultar antes de tentar tratamentos por conta própria.

O óleo de rícino pode ser usado via oral?

Dermatologista: Não deve ser usado via oral.

Como utilizar o óleo de rícino para o crescimento das sobrancelhas?

Dermatologista: Ele não estimula o crescimento da sobrancelha, a deixa mais forte e com aspecto mais brilhante.

Minha filha tem uma lesão que começou na mão direita e agora está na mão esquerda. Depois de vários diagnósticos, o último foi de DISIDROSE e é como está sendo tratado: tomando prednisona diariamente. Porém, estão aparecendo estrias pelo corpo todo, além do inchaço. Ela tem dezesseis anos. Existe outro tipo de tratamento?

Dermatologista: A prednisona é um medicamento usado no tratamento de várias doenças, mas tem efeitos colaterais importantes quando usada por longo período, como estrias, inchaço, espinhas. Se sua filha apresenta esses sintomas deve retornar ao médico que prescreveu, e conversar com ele sobre esses efeitos colaterais.

Recentemente apareceu uma pequena mancha branca na pele, abaixo do olho esquerdo, que cresceu e se estendeu muito. Ontem notei também em em meu olho direito, na parte da pálpebra. Não doí, não coça. Tenho 40 anos. O que pode ser? Teóitratamento? Por favor, me ajude.

Dermatologista: Olá Mara, pra saber exatamente oque é essa mancha e o melhor tratamento, você deve se consultar.

Sempre que vou à piscina me dá manchas brancas nas costas, pescoço e orelhas, além de coceiras. Como curar? Tenho vergonha das manchas.

Dermatologista:  Nessa época do ano é muito comum aparecerem essas manchas, que podem ser micoses de pele ou não. Os maiores causadores são a pele mais oleosa que o normal (pelo uso de hidratantes e protetores solares cremosos), uso de roupas sintéticas (que não absorvem suor) e maior transpiração da pele.

Preciso de ajuda e quero saber o q tenho no meu rosto, são manchas brancas persistentes em volta de três pintas. O que devo fazer para tratar e o que são essas manchas brancas? Fiz vários tipos de tratamentos, mas elas persistem.

Dermatologista: Flávia, não realizamos consultas pela internet. Pra saber exatamente oque você tem e o melhor tratamento é necessário se consultar.

Clarear sardas ou retirá-las, quais são os procedimentos?

Dermatologista: As sardas podem ser clareadas com cremes à base de ácidos, peelings e lasers também. O que vai definir a melhor opção pra você é principalmente seu tipo de pele e expectativas.

 

Restou alguma dúvida sobre as questões acima, ou possui alguma outra dúvida dermatológica? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Elizabete 23 de janeiro de 2017 at 14:41

    O que devo fazer para eliminar cansaço e bolsa dos olhos?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 24 de janeiro de 2017 at 09:37

      Elizabete bom dia! pra saber qual o melhor tratamento pra você, é necessário passar por uma consulta pra ser examinada e orientada. Isso porque essas bolsas que ficam abaixo dos olhos têm várias causas (excesso de pele, flacidez, acúmulo de gordura) e cada uma delas tem um tratamento diferente.

  • Responder layane 17 de janeiro de 2017 at 14:13

    Qual ácido indicado para o tratamento de manchas pós isotretinoína? Demelan e lumixyl seriam uma opção?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 18 de janeiro de 2017 at 14:00

      Oi Layane, a dermatologista que te prescreveu o tratamento com isotretinoina vai poder te orientar sobre isso.