Dermatologista responde: sofro de hidrosadenite supurativa. Há dicas para ajudar?

deo

Você já ouviu falar na hidrosadenite, ou hidradenite, como também é conhecida? Normalmente, o problema se inicia como um caroço dolorido e avermelhado que é mais comum de acometer as axilas. Em poucos dias essa dor tende a piorar e o caroço se enche de “pus”. Ao procurar ajuda médica, normalmente as pessoas são direcionadas a tomar antibióticos que melhora por alguns dias, mas, comumente, a lesão retorna – ou surgem novas lesões.

O grande problema disso é que torna-se um ciclo: o paciente procura ajuda médica e passa a tomar um antibiótico. A condição melhora e depois retorna, fazendo com que ele tome antibiótico novamente. Dessa forma, as regiões acometidas começam a ficar com muitos nódulos agrupados e apele endurecida.

Essa condição ainda é muito estudada, mas entende-se que a inflamação ocorre em uma glândula responsável pelo suor, as glândulas apócrinas, e que possivelmente algum fator hormonal pode estar envolvido. O uso de desodorantes e cremes depilatórios nas regiões também estão relacionados – podem ser a origem do problema ou sua piora.

Recebemos uma pergunta sobre a hidrosadenite. Nosso dermatologista respondeu a essa e outras questões. Se você se identifica com alguns desses quadros, veja só:

Sofro de hidrosadenite supurativa. Dicas pra ajudar?

Dermatologista: A hidrosadenite é uma inflamação intensa das glândulas que ficam principalmente nas axilas e virilhas. Ocorrem fases de melhora intercaladas com fases de piora. Nas crises os antibióticos ajudam bastante, mas o tratamento definitivo é cirúrgico, onde o médico retira toda a área inflamada.

Eu tenho espinhas de grau dois na face. A dermatologista receitou epiduo para passar a noite por dois meses, mas continua do mesmo jeito, muitos pontos negros e muitas que só sinto porque dói. Já são dois meses de tratamento. É assim mesmo?

Dermatologista: Após 2 meses de tratamento não era mais esperado  espinhas inflamadas no rosto… você deve retornar com sua dermatologista pra ser reavaliada.

‎O que pode ser usado para o crescimento de barba?

Dermatologista: Infelizmente não podemos orientar tratamentos pelo site, pra isso você deve se consultar com um dermatologista.

Gostaria de saber qual protetor é melhor para manchas faciais: com cor ou sem? Existe algum que ajude a eliminar manchas de melasma?

Dermatologista: Em relação à base no protetor solar, não faz diferença na proteção, fica a critério de cada um escolher com ou sem cor. Os protetores solares não clareiam as manchas, mas impedem que elas escureçam e aumentem de tamanho.

Tenho 17 anos e desde os 13 anos sempre tive acnes. Fiz consulta há 2 anos, agora não tenho nada, mas fico com medo deles voltarem porque as vezes aparecem um pouquinho. Não tanto como antes, quase não da para se ver. Gostaria de saber se eles voltarão com força, se vou ficar com acnes para sempre, até 40 anos?

Dermatologista:  Não há como ter certeza se a acne vai voltar ou não. O ideal é ter acompanhamento com um dermatologista, pois existem tratamentos de prevenção que ajudam bastante a impedir que elas voltem.

Boa noite, gostaria de clarear a minha pele e tenciono usar o creme hidratante Lauroderme será que é aconselhável? Preciso da tua ajuda, por favor.

Dermatologista: Olhei os ingredientes do produto que você quer usar e nenhum deles é clareador. Pela descrição ele hidrata e afina áreas mais grossas como cotovelos e planta dos pés.

Meu cabelo esta caindo demais, desde a raiz, o que fazer?

Dermatologista: Há inúmeras causas pra queda de cabelos, e antes de iniciar qualquer tratamento é necessário descobrir a causa. Então você deve se consultar com um dermatologista pra ser examinada e orientada.

Identificou-se com algum desses casos e ainda está com algum dúvida sobre essas ou outras questões dermatológicas? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!