Perguntas e respostas

É possível agir contra o envelhecimento dos cabelos?

o-HAIR-facebook

Nós sempre tentamos fazer de tudo para cuidar dos cabelos – pela aparência, por possíveis danos causados por químicas, entre outras razões! Mas, você deveria saber também que esse cuidado deveria se estender um pouco mais pelo seguinte motivo: os fios envelhecem e passam a perder velocidade de crescimento, cor e até mesmo diâmetro! Com isso, passam a ser mais secos e quebradiços, até que surgem os fios brancos.

Algumas condições externas, como a poluição, radiação solar e até hábitos, como o tabagismo, podem fazer com que isso aconteça mais rapidamente.

O grande motivo é a liberação de radicais livres por causa desses fatores. Por isso, a forma como cuidamos de nosso corpo é também diretamente responsável pela saúde e aparência de nossos fios ao longo de nossas vidas.

Mas quais são os fatores que influenciam nesse envelhecimento capilar?

Na fase de crescimento capilar há um encurtamento que não permite com que os fios tenham tempo suficiente para engrossar e crescer. Principalmente por causas genéticas, esse processo não é reversível e acontece muito rapidamente.

Quanto aos fios brancos, acontece pela liberação desses radicais livres, só que em excesso, já que a produção exagerada dessas moléculas acaba por destruir as moléculas que dão pigmentação aos cabelos. É interessante saber que o estresse, por exemplo, pode ser uma das causas.

Nosso organismo, por si só, já possui uma alteração no ciclo capilar que vai acontecendo ao longo dos anos, mas fatores como a poluição, tabagismo, hábitos prejudiciais e outros motivos aumentam a liberação desses radicais livres, além da menopausa, para as mulheres, onde ocorre a redução do estrogênio.

Se nos cabe dar uma boa notícia, é interessante lembrar que o envelhecimento não causa a queda capilar.

É possível desacelerar o envelhecimento capilar?

Agora que você sabe de tudo isso, uma coisa ficou clara: é possível entardecer esse processo de envelhecimento dos fios de cabelo, ficando de olhos em todas as condições e hábitos que citamos.

– Evite fumar e ingerir bebidas alcóolicas

– Mantenha uma alimentação saudável

– Pratique atividades físicas

– Evite a poluição

 

Esses segredos, são também essenciais para o bom funcionamento de todo o corpo e devem ser levados a sério ao longo da vida.

Outra coisa a se levar em questão é o uso do shampoo mais adequado ao seu tipo de cabelo, além de hidratações semanais e o uso de cosméticos que protegem os fios da radiação solar. Além disso, a frequência com que realizamos químicas como tinturas, por exemplo, também interfere na qualidade dos fios.

Você também já deve ter ouvido falar de vitaminas que são essenciais aos cabelos. Há suplementações que podem ajudar muito nesse processo e diminuem a chance de queda, como a biotina, ferro e zinco, recomendados por seu dermatologista e utilizados com seu acompanhamento. Para mulheres que já chegaram à menopausa, a reposição hormonal (desde que indicada pelo ginecologista) traz melhoras importantes ao brilho, hidratação e textura dos cabelos.

Não há como lutar contra a maturidade dos fios, mas é possível controlar os danos do envelhecimento com todas as dicas acima, além de nutrição e preenchimento das fibras danificadas com queratina e ceramidas.

Outro ponto importante: os fios passam a perder a capacidade de absorção com o envelhecimento, por isso, é valido estimular o couro cabeludo para melhorar a irrigação sanguínea e renovação celular, através de massagens com óleos capilares.

Quais são os principais sinais de envelhecimento dos cabelos?

Saber reconhecê-los não é difícil e pode ser o start para que você passe a ter mais cuidados e tome algumas providências, como a suplementação. Repare nos seguintes aspectos:

Aspereza, ressecamento e quebra

Perda de volume e fragilidade

Perda de brilho e cor

 

Se tiver alguma dúvida sobre os cuidados com os cabelos ou envelhecimento das fibras, mande sua pergunta para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Eliane 4 de fevereiro de 2017 at 10:32

    Oi bom dia tenho 39 anos e meu cabelo tá ficando muito branco muito rápido a colocação não fica mais que 10 dias ,e também caindo muito oque eu devo fazer

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 4 de fevereiro de 2017 at 21:30

      Eliane, talvez ter cabelos brancos mais cedo possa ser uma tendência pessoal sua, principalmente se familiares seus tiverem também. Em relação a queda, como existem várias causas, o ideal é você se consultar.