Perguntas e respostas

Manchas na pele: você sabe identificar exatamente como é a sua e qual deve ser o tratamento correto?

Close up portrait of young Caucasian woman.

Diariamente, recebemos muitas perguntas sobre manchas na pele, com as mais diversas descrições e aparências, causas e diagnósticos. Em alguns casos, as manchas podem ser de nascença ou consequências de outros fatores, além de casos de maus hábitos.

Outro detalhe importante, é que dificilmente a maioria das pessoas consegue identificar exatamente o que essas manchas são e quais são e suas possíveis causas. Esse detalhe é super importante, principalmente na hora de tratá-la, afinal,  o tratamento dependerá, na maioria dos casos, da causa dessas manchas – a ideia é tratar a causa e as manchas sairão como consequência.

Você conhece seu tipo de mancha e o motivo pela qual ela surgiu?

As alterações na coloração da pele, manchando-a, são causadas pelo deposito de pigmentos, assim como o aumento ou diminuição da melanina.

Leucodermias ou Acromias são as manchas brancas pela ausência da melanina, e são relacionadas a doenças como albinismo, vitiligo ou a popularmente conhecida “pano branco”.

Já as manchas escuras, ou hipercromias, são o inverso: é a produção da melanina em excesso, muito comuns em sardas, Melasma, fitofotodermatoses, entre outras.

As manchas por deposito de substâncias exógenas são próprias da dermatite ocre ou carotenodermia, e são manchas arroxeadas ou marrons por alterações vasculares, ou amareladas/ avermelhadas, que ocorrem por deposito de carotenos.

E como você pode fazer para identificar exatamente qual é a sua mancha?

Identificá-las, apesar de tantas descrições, realmente não é tarefa fácil. Por isso, fazer uso de medicamentos por conta própria, na maioria dos casos, pode não resolver a situação. Com a ajuda de um dermatologista, vocês observarão as manchas, seu histórico clínico, entre outros aspectos, para que seja possível chegar ao grande causador do problema.

Quais são os diferentes tipos de tratamentos para cada mancha?

As opções terapêuticas, como relatamos, dependerão de cada caso. Geralmente, as manchas mais escuras podem incluir medicamentos como clareadores e ácidos, exclusão de determinados medicamentos ou até mesmo intervenção cirúrgica em alguns casos.

Para as manchas brancas, tudo dependerá da causa, mas pode-se fazer uso de medicamentos que estimulem a célula que pigmenta a pele, ou até mesmo antifúngicos específicos.

O que você precisa saber

Antes mesmo de consultar um dermatologista, tem algo que todos nós precisamos saber sempre: seja qual for o seu tipo de mancha e o que a causou, todas elas carregam em comum o fato de que podem ser pioradas com a exposição solar. Por isso, sejam manchas mais claras, escuras ou avermelhadas, é muito importante o uso do filtro solar. Evitar a exposição excessiva ao sol é, ainda, a melhor forma de prevenir ou não agravar manchas.

Se você possui manchas, dê esse tipo de atenção e faça a análise que falamos aqui. Se, por alguma razão, você tem feito tratamentos que não dão resultados, pode ser que a causa das manchas seja outra.

 

Tem algo que gostaria de saber sobre suas manchas, que não citamos aqui? Ainda restou alguma dúvida? Então, mande sua pergunta para o dermatologista e ele responderá!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Edivania 13 de junho de 2017 at 11:39

    Tenho vàrios sinais na pele e são pequenos e de coloração preta, alguns deles são crescidos , eles são retiráveis ?

  • Responder Cristiane Oliveira 5 de abril de 2017 at 00:00

    Olá, boa noite! Me chamo Cristiane e tenho nevo de ota, fiz algumas sessões de lazer no hospital das clínicas em SP, mas não terminei o tratamento e gostaria de saber se o único tratamento para remover a mancha é só com lazer?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 5 de abril de 2017 at 13:01

      Olá Cristiane, como o nevo de Ota é uma mancha que se localiza na derme (camada mais profunda da pele) somente o laser consegue chegar nesse local, e atualmente é a melhor opção de tratamento.

  • Responder Alessandra fraidewoks 6 de março de 2017 at 19:23

    Olá boa noite minhas manchas são de melasma e acne faço uso de um ácido, queria saber qual protetor solar devo usar?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 9 de março de 2017 at 10:40

      Bom dia Alessandra, vai depender do seu tipo de pele. Se for mais oleosa ou com acne, melhor gel, loção oil free ou produtos com toque seco. Se for uma mulher pós menopausa ou com pele seca, melhor os cremes, que deixam a pele mais hidratada.

  • Responder Elisângela 23 de fevereiro de 2017 at 17:09

    Nos últimos 3 anos, meu rosto apareceram manchas escuras, principalmente abaixo dos olhos e uma no buço,que creio que deve ser por causa da cera depilatória. Me sinto com minha auto estima bem baixa,pois meu rosto pra mim é o meu cartão postal. ?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 24 de fevereiro de 2017 at 10:38

      Olá Elisângela, entendo perfeitamente. O primeiro passo é trocar o método depilatório pra algum que agrida menos a pele como pinça, fio ou laser. O segundo passo é procurar um dermatologista pra ser orientada sobre como clarear a pele.

  • Responder Monique 16 de fevereiro de 2017 at 09:15

    Bom dia.
    Meu filho tem uma mancha enorme em volta ao olho
    Ele tem 1ano e 7meses
    Nunca vi ninguém com uma igual
    Sabe me informar

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 16 de fevereiro de 2017 at 10:15

      Bom dia Monique, ele precisa ser examinado pra ver de que tipo é a mancha: de nascimento, alérgica, etc. Cada tipo tem um tratamento diferente.

  • Responder Marcelo Candido Da Silva 8 de fevereiro de 2017 at 07:45

    Bom dia!Tenho manchas na pele tipo psno branco desde pequeno.Já tomei varios remedio ê as manchas vai e voltam.O que fazer.Nao posso nem ficar sem camisa porque sao muitas manchas.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 8 de fevereiro de 2017 at 21:36

      Marcelo, há um exame feito em laboratórios que consegue confirmar se é pano branco mesmo ou não, procure um dermatologista.

  • Responder Inicialmente Machado 3 de fevereiro de 2017 at 09:36

    Apareceu uma mancha saliente na lateral do meu nariz (lado direito), e não melhora isso a mais de um ano! Tô preocupada.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 3 de fevereiro de 2017 at 21:56

      Olá boa noite! Você precisa procurar um dermatologista pra ter sua mancha examinada, e saber se precisa ser removida ou não.

  • Responder Daiana 2 de fevereiro de 2017 at 17:06

    Oi.tenho manchas escuras no rosto..a que mais me incomoda é no buço. Parece que tenho bigode.. Ja fui no dermato..ele receitou uma pomada..depois outra. E nada.. Continua horrivel. .não sei o que fazer..

  • Responder Dirce da mata Paião 1 de fevereiro de 2017 at 10:36

    Não saio no sol e mesmo assim fico com a pele escura será que é os sintomas da menopausa obrigada