Perguntas e respostas

Dermatologista responde: meus fios de cabelo afinaram muito na menopausa. É possível reverter isso?

Senior Lady Wearing Pullover --- Image by © Brigitte Sporrer/cultura/Corbis

Envelhecer significa, entre tantas coisas, que estamos mais maduros, que aprendemos e passamos por muitas lições e que ainda temos saúde. Porém, o avanço da idade tem suas consequências inevitáveis. Esteticamente falando, a pele e os cabelos são os primeiros a darem seus sinais e incomodarem a grande maioria das pessoas, principalmente mulheres que estejam especialmente na fase da menopausa.

Para que fique fácil de entender, em relação aos cabelos, nossos fios tendem a permanecer em nossas cabeças entre 2 e 6 anos, onde estão constantemente crescendo. Quando entram na fase de descanso, que dura aproximadamente 3 meses, eles param de crescer. Ao voltar à fase de crescimento, esses fios que ficaram “descansando” são empurrados por outros novos e caem de nossas cabeças.

Esse é um processo natural, que pode ser afetado e acentuado por muitas causas, como as hormonais, em especial a menopausa, onde há a diminuição da produção de estrogênio, diretamente relacionada ao crescimento dos fios. Sendo assim, é possível reverter essa situação?

Gostaria de saber um produto para engrossar os fios de cabelo, pois os meus estão muito finos depois que entre na menopausa.

Dermatologista: Após a menopausa os fios de cabelos vão afinando progressivamente, e também ficam mais secos. A causa disso é a redução do estrógeno e aumento da testosterona. A reposição hormonal ajuda a melhorar os cabelos, converse sobre isso com seu ginecologista.

Há anos operei a tireoide, tirei um nódulo e tomo remédio. Meus cabelos caem muito, mas eu pinto os cabelos e ficam muitas vezes ressecados, não passo produtos fortes porque tenho medo de cair demais. O que faço?

Dermatologista: Uma das principais causas de queda de cabelos é o hipotireoidismo, alteração na tireóide que faz reduzir a produção dos hormônios. Como você passou por uma cirurgia convém saber se a quantidade de hormônios tireoidianos no seu sangue está normal.

Estou tomando roacutam e tenho colesterol alto. Estou tomando agua de berinjela. É indicado? Pode dar alguma reação?.

Dermatologista: A água de berinjela não tem nenhum efeito sobre o colesterol, nem sobre o medicamento.

Meus cabelos caem muito, já tomei remédios e até agora não parou de cair. Estou muito preocupada, poque isso não é normal. O que eu faço?

Dermatologista: O mais importante é descobrir a causa da queda de cabelos (alterações na tireoide, pós parto, perda de peso importante, anemia, etc) e tratá-la diretamente. Pra isso você precisa se consultar e fazer alguns exames de sangue.

Qual sabonete seria melhor para peles oleosas. Dermotivim oil Control ou effaclar ?

Dermatologista: Os dois são muito bons. Escolha oque for da sua preferência.

Não sei mais o que fazer para retirar, ou pelo menos melhorar, as cicatrizes que tenho em meu rosto. Já fiz e experimentei quase tudo, de produtos cosméticos a lazer de Co2 fracionado.Perdi a esperança e muito dinheiro também. Alguma dica?

Dermatologista: Se forem cicatrizes de acne, realmente demoram pra melhorar, precisando de algumas sessões de laser (em média 6) e dependendo do tipo podem melhorar também com preenchimento de ácido hialurônico. Me parece que você está no caminho certo.

Fui a um dermatologista em minha região para remover duas verrugas (uma na testa e uma na boca). Removemos a da testa, mas, ele falou que a da boca não poderia ser removida com cirurgia e iria passar um remédio ou pomada para que ela caísse. Ele passou a trok-g,  e disse que era pra usar na que tinha removido, mas agora não sei se é na removida ou na que está na boca. Pode me ajudar?

Dermatologista: Provavelmente é pra passar na que você removeu,  pois ela ajuda na cicatrização e evita infecções no local. Ela não trata ou retira verrugas.

‎Tenho micose nos pés e a pomada que eu usei acabou manchando minha pele. O que devo fazer para remover essa mancha escura que a pomada acabou causando?

Dermatologista:  pra saber qual seria o melhor produto pra clarear essas manchas, você deve se consultar.

 

Ficou com alguma dúvida, ou tem alguma questão dermatológica que adoraria esclarecer? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)