Perguntas e respostas

Dermatologista responde: Quem tem dermatite atópica pode fazer tatuagem?

bdcd9308e291ce7fb0d05fb22c984451

Lesões na pele que ficam, avermelhadas, coçam e até descamam. Já conhece esses sintomas? Eles são próprio, na maioria das vezes, do eczema atópico, a manifestação mais comum da dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele, que mantém períodos de melhora e piora, e acomete as pessoas no primeiro ano de vida, em grande parte dos casos. Muitas vezes, as lesões desaparecem antes das pessoas entrarem na adolescência. Já nos adultos, elas são mais presentes nas dobras do corpo, como joelhos, cotovelos e pescoço e, em casos mais graves, em muitas outras partes do corpo também.

A dermatite tende a piorar em casos onde a pessoa se expõe a determinadas condições ou substâncias, como as tatuagens, por exemplo. Será que os portadores da dermatite atópica podem fazer tatuagens livremente, sem acarretar pioras dos casos? Nossa dermatologista respondeu a essa e outras dúvidas. Confira!

Quem tem dermatite atópica pode fazer tatuagem?

Dermatologista: A princípio sim, desde que a dermatite não esteja ativa (ou seja, “atacada”) e a pessoa não tenha possibilidade de alergia à tinta usada na tatuagem. Sugiro conversar sobre isso com um alergista.

Gostaria de saber se as receitas caseiras eliminam as sardas. Sei que quem as tem deve evitar o sol, mais gostaria de saber como eliminá-las.

Dermatologista: Infelizmente receitas caseiras não funcionam, pelo contrário, podem até piorar, pois ao causarem irritação na pele escurecem as sardas. O correto é você se consultar com um dermatologista, pois algumas sardas somem com cremes, outras com laser.

Já fiz vários tratamentos para o Melasma, no começo as manchas eram bem pequenas e eu conseguia um resultado bom, mas depois elas aumentaram e ficaram bem piores. Passei por 4 dermatologistas, não obtive sucesso. Eu desisti de buscar alternativas para melhorar a pele e passei a aceitar minhas manchas. Nao uso mais nada além do protetor solar.

Dermatologista: O melasma é um tipo de mancha que exige paciência e comprometimento com o tratamento. Isso porque a exposição solar sem proteção é um dos principais fatores que influencia na piora. Os pacientes que têm melasma devem usar o protetor solar diariamente, a cada 4 horas, mesmo em dias chuvosos ou encobertos, aliado ao clareador prescrito pelo dermatologista. Manchas antigas, que existem há mais de 5 anos, são difíceis de sumir pois já estão em camadas mais profundas da pele.

Tenho melasma e, para piorar, tenho rosácea. Vocês recomendam qual tratamento para clarear as manchas sem ter uma grande reação da rosácea?

Dermatologista: você precisa ter sua pele examinada por um dermatologista, pra saber o melhor clareador pra você. Isso porque a rosácea leva ao aparecimento de vasinhos no rosto, e muito clareadores (principalmente os que contêm Tretinoina) podem piorar os vasinhos e a vermelhidão.

‎Tenho manchas escuras no rosto e buço, isso é horrível. Já usei pomadas, cremes, e não resolveu. O que ajudaria?

Dermatologista: Como você já usou vários produtos e não teve melhora, o ideal é retornar com seu dermatologista pra ser reavaliada.

Olá, tenho um problema com oleosidade no cabelo e na pele, não sei se por causa disso o cabelo cai muito. O que faço pra controlar essa oleosidade?

Dermatologista: A oleosidade do couro cabeludo com certeza faz aumentar a queda de cabelos. Xampus anticaspa ajudam bastante, e principalmente retirar todo condicionador além de não aplicar cremes sem enxágue na raiz dos cabelos.

Estou procurando um creme ou alguma coisa que me ajude a clarear as manchas escuras nas pernas causadas por feridas, pois eu sofro muito com isso.

Dermatologista: Entendo sua ansiedade, mas não podemos receitar medicamentos pelo site, você deve se consultar.

 

Tem alguma dúvida e procura por orientações dermatológicas? Então, envie sua pergunta ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Fernanda 16 de julho de 2017 at 18:35

    Quem tem alergia contra
    a vitamina d pode fazer tatuagem