Perguntas e respostas

Água micelar: a praticidade nos cuidados diários!

agua-micelar

São tantas as dicas e curiosidades dermatológicas sobre a pele do rosto, que a maioria das pessoas acaba ficando confusas, pulando etapas, ou deixando de lado algumas delas. Limpar, tonificar e hidratar sempre fez parte da recomendação de todos os dermatologistas e, dessas recomendações, eram indicados um produto para cada função.

Hoje, com a gama de produtos inteligentes e novos nomes, a praticidade veio à tona e com ela todos se sentem muito mais estimulados a cuidarem da saúde do rosto.

Há algum tempo a solução micelar tomou conta da rotina de cuidados de muita gente. Será que você já conhece todos os benefícios desse produto?

O que é a água micelar

Ela recebe esse nome justamente por se tratar de um liquido aquoso e transparente, assim como a água, e surgiu com o intuito de limpar a pele, sem que para isso você a danifique, irrite ou tenha uma limpeza agressiva. O grande diferencial dessa água em relação aos demais produtos de limpeza, é que ela age de uma forma suave, respeitando seu equilíbrio fisiológico. Essa limpeza acontece por absorção e arrastamento das películas de sujeira – por isso não agride ou machuca a pele.

Melhor ainda é que as formulas vêm sem álcool, corantes e parábenos. Elas são indicadas para todos os tipos de pele, mas, por esses detalhes, é um grande diferencial para quem tem pele sensível, ou ate mesmo para quem faz o uso de procedimentos dermatológicos como ácidos ou outros tratamentos.

A tecnologia micelar, no entanto, é a grande protagonista dessa solução: é um agregado de moléculas polares e apolares. Elas são as maiores responsáveis, na prática, pelo mecanismo de limpeza nada agressivo.

Como e quando fazer uso da água micelar

Sempre que a pele precisar de limpeza, aplique-a. Pode ser antes da maquiagem, ou ao removê-la. Após seu uso, não é necessário o enxague do rosto para retira-la, já que também tem essa função de promover a limpeza.

A agua micelar substitui o demaquilante?

Nem sempre. Ela é sim uma boa opção para retirar a maquiagem, sem deixar sua pele oleosa, mas não costuma funcionar tão bem em casos onde as maquiagens estão mais carregadas ou que sejam a prova d’água.

É possível substituir o tônico por agua micelar?

Sim, já que ele não possui necessidade de enxague. O tônico costuma ter uma característica, que é o calmante.

 

Em resumo, as águas micelares possuem toda capacidade de higienizar a pele, ainda ajudando a equilibrar o PH e remover a oleosidade, de forma mais prática e em um único produto. É claro que você pode continuar fazendo uso de produtos que já gosta muito, caso não queira abrir mão, mas ela pode ser utilizada mesmo assim, tanto na primeira etapa do dia, como na ultima.

Há muitas substâncias no mercado que são vendidas como água micelar, por isso, é interessante que você conte com a ajuda de um dermatologista ao escolher a sua. Além de serem vendidas por marcas consagradas, ela também pode ser manipulada de acordo com as necessidades de sua pele, já que ela pode ter, por exemplo, PCA de zinco utilizado no controle da oleosidade, ou silício e selênio, que melhoram a cicatrização e elasticidade.

 

Ficou alguma dúvida sobre a agua micelar e seu uso, ou quer saber algo sobre algum produto de uso dermatológico? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Lidyane 7 de agosto de 2017 at 15:59

    ola, espero que esteja td bem cntg! É recomendável a substituição do tônico ou adstringente para agua micelar, pela troca de estação? Uma vez que estamos no outono/inverno. Aproveitando o ensejo, sabe se posso lavar o rosto com agua e deixar secar ao

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de agosto de 2017 at 22:06

      Oi Lidyane, se sua pele estiver ficando ressecada por conta do adstringente, pode trocar pela água micelar sim, pois ela hidrata mais.