Perguntas e respostas

Dermatologista responde: fico bronzeado até quando não tem Sol. Só o calor queima?

sonnenschirm-schutzhüllen-beitragsbild-slider

Já percebeu que mesmo naqueles dias mais abafados, porém sem Sol, você acaba pegando uma cor? Provavelmente você já ouviu de muita gente que o “mormaço da praia” já queima, mas nunca teve certeza sobre isso.

A verdade é que mesmo em dias nublados ou chuvosos, onde o Sol não aparece, ele continua lá. O que nos impede de vê-lo, nesses casos, são as nuvens. De qualquer forma, a radiação UV faz parte da luz do Sol que atinge a Terra. Mais de 60% da radiação UV emitida pelo Sol pode atravessar essas nuvens, e não só na praia, mas em qualquer lugar. Essa radiação, em contato com a pele, causa queimaduras, fotoenvelhecimento, entre outros problemas, incluindo o câncer de pele.

Recebemos uma pergunta sobre por qual razão nos bronzeamos quando não tem Sol e nossa dermatologista respondeu abaixo, junto à outras questões dermatológicas também. Confira:

 

Gostaria de saber porque mesmo sem tomar sol minha pele fica escura. Só o calor queima?

Dermatologista: O famoso “mormaço” também queima, e bastante, pois a radiação está presente nele também. Então no dia a dia, andando ao ar livre, dentro do carro, na sombra, também estamos expostos à radiação, e dependendo do seu tipo de pele (principalmente se você for morena) vai bronzear mesmo sem estar exposta ao sol. Daí a importância do protetor solar diariamente.

Moro no Nordeste e aqui é muito quente. Gostaria de saber qual protetor para o rosto, pois tenho Melasma.

DermatologistA: O ideal é usar um protetor solar que seja no mínimo FPS 30, reaplicando a cada 4 horas. Se você tem a pele oleosa, opte pelos produtos em gel, gel creme ou loção oil free, pra não ter acne. Além disso, se você gostar de cor, há várias opções de protetor solar com tons de base pra camuflar as manchas.

Gostaria de saber se a reposição de colágeno hidrolisado faz mesmo efeito para uma mulher madura?

Dermatologista: Infelizmente ainda não temos estudos que comprovem o benefício do colágeno na prevenção e tratamento do envelhecimento.

Gostaria saber o que tira manchas vermelhas do joelho?

Dermatologista: O tratamento vai depender do tipo de mancha, então o ideal é se consultar com um dermatologista pra ser orientada corretamente.

O que são essas manchinhas brancas que aparem nas pernas e braços, estou cheia.

Dermatologista: Se você tiver mais de 45 anos, essas manchinhas podem ser as  leucodermias solares, e são conseqüência da exposição solar durante toda sua vida. Pra ter certeza, sugiro se consultar com um dermatologista.

Gostaria de saber se tem algum método pra fazer o cabelo crescer, como vitamina ou algum comprimido.

Dermatologista: Infelizmente não há nenhuma forma de aumentar a velocidade de crescimento dos cabelos. Ele varia de pessoa pra pessoa (cada um tem uma tendência), e também de acordo com épocas da vida (as velocidades de crescimento são diferentes na infância, adolescência e pós menopausa).

Tenho alguns pontinhos pretos de cravos na testa. Faço esfoliação e mesmo assim não sai. O que faço?

Dermatologista: O melhor tratamento pros cravos é a limpeza de pele, que é realizada por esteticistas.

Gostaria de saber o que passar na pele que manchou com o sol.

Dermatologista: Existem vários tipos de clareadores, e cada um está indicado pra uma situação diferente. O ideal é você se consultar pra saber o mais certo pra você.

Meu cabelo é afro, é muito seco, ressecado e quebra muito. Por favor, me indique algum produto pra esse tipo de cabelo.

Dermatologista: Para o seu tipo de cabelo evite xampus anticaspa ou pra cabelos oleosos, que vão ressecar mais os fios. Aposte naqueles pra cabelos ressecados, podendo deixar também um leave in ou creme sem enxágue no comprimento dos fios. Hidratações feitas com cabelereiros também ajudam.

Tenho hipotireoidismo e meus cabelos quase não crescem. Oque devo usar pra eles crescerem um pouco?

Dermatologista: O hipotireoidismo é uma das principais causas de queda de cabelos, assim como crescimento lento dos fios. Sendo assim, se ele não estiver bem controlado pode ser o causador desse problema.

É possível estacionar o nascimento de cabelos brancos?

Dermatologista: Infelizmente não, pois o branqueamento dos fios se dá por tendência genética ou envelhecimento.

Podemos fazer pinturas e procedimentos de alisar os cabelos quando estamos amamentando?

Dermatologista: Se for utilizado xampu tonalizante, não há problemas em tingir. As químicas  como alisamento e escova progressiva devem ser evitadas por conterem formol e outros produtos.

Estou com um probleminha. Tem saído várias feridinhas em minhas pernas, braços e algumas na barriga. O que causa isso?

Dermatologista: Para saber exatamente a causa e o tratamento, o ideal é você se consultar com um dermatologista.

Ultimamente tenho um inchaço muito frequente e que incomoda. Qual especialista procurar e o que fazer para aliviar?

Dermatologista:  Procure um clínico geral, ele pedirá alguns exames e se necessário te encaminhará pra um especialista.

Finasterida faz crescer cabelo?

Dermatologista: Se a causa da queda for calvície, sim. Do contrário, não vai ajudar.

Estava falando com uma esteticista esses dias, e no meio da conversa ela disse que mancha de sol é a mesma coisa de Melasma. Procede?

Dermatologista: Nem sempre, Claire. Há vários tipos de manchas causadas pelo sol, e o melasma é apenas uma delas.

Gostaria de saber por que estou com buracos no cabelo. Será stress?

Dermatologista: Até pode ser stress, mas pra podermos afirmar isso é necessário afastar outras causas de queda de cabelos. Procure um dermatologista.

‎Tenho 39 anos. Quais produtos posso utilizar nessa idade? Na minha testa tem linhas de expressão.

Dermatologista: Há uma gama enorme de produtos disponíveis pra tratamento e prevenção do envelhecimento hoje em dia. Como cada um está indicado pra uma situação e um tipo de pele, o ideal é você se consultar com um dermatologista pra saber qual o melhor pra você.

 

Conseguimos esclarecer algumas de suas dúvidas? Se ainda gostaria de nos perguntar algo, envie a sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)