Perguntas e respostas

Queimaduras e cicatrizes: como agir e cuidar da pele nesses casos

shutterstock_245937664

Queimaduras são consequências de acidentes que todos nós podemos sofrer, infelizmente. Mais do que conhecer o que fazer após ter sofrido com o problema, é saber como proceder no momento em que acontece. Além de tudo, muitas pessoas não sabem como proceder também com as cicatrizes e as feridas que ficam pós-queimaduras.

As queimaduras podem ser térmicas ou superficiais e acontecem sempre que entramos em contato com algum líquido quente, fogo, vapor ou utensílio quente. O que é necessário enfrentar após a queimadura: a dor, a extensão do ferimento, que deve ser impedido, e a cicatrização.

O que fazer no caso de queimaduras?

Além de prejudicar a pele, as queimaduras provocam muita dor e até mesmo infecções em alguns casos.

Assim que houver uma queimadura, tanto em você, quanto em outra pessoa, é necessário agir de forma rápida, lavando com água corrente em temperatura ambiente, até que o local atingido seja resfriado.

É importante também não dar muita atenção para soluções caseiras, como, por exemplo, aplicar manteiga sobre a queimadura.  O ideal é não utilizar nenhum produto, para que não haja irritação da pele e alguma provável infecção.

Também é bom lembrar que não devemos nos livrar da bolha em casa. Quem deve estourar essa bolha é o médico, evitando assim riscos de infecção. Além disso, a bolha deve ser estourada apenas na intenção de drená-la. A pele deve ser mantida, pois funcionará como um verdadeiro curativo natural.

Caso seja necessário cobrir essa queimadura, é importante envolve-la com um pano limpo. Se possível, retire anéis, pulseiras e acessórios que podem ficar presos com o inchaço do local queimado.

Quais são os cuidados com a pele queimada?

As cicatrizes de queimadura podem deixar consequências como as manchas e marcas, feridas hipertróficas e até mesmo queloides. Por isso, é tão importante não descuidar da pele depois que o susto passa. O processo de cicatrização, quando o colágeno começa a ser produzido mais que o normal, é que vai ser o responsável pela forma como sua pele ficará, às vezes com  cor, textura ou formas diferentes.

De qualquer forma, esse processo de cicatrização também leva em conta outros fatores como a região que sofreu a queimadura, o tipo de pele da pessoa e até mesmo a idade.

Cuide de sua cicatrização

Por tantos motivos, é de extrema importância redobrar o cuidado com a pele nesse período de cicatrização.

– Hidrate a área afetada, pois a hidratação reestabelece a função protetora e reduz a coceira.

– Esfolie a pele. Dessa forma, você estimulará a substituição das células mortas por células normais.

– Massageie com frequência, principalmente se a queimadura estiver em algum lugar como articulações. Essa dica é importante, pois evitará que a pele cicatrize mais esticada que o normal, impedindo seus movimentos futuramente.

– Procure um dermatologista e faça um acompanhamento enquanto a cicatriz é recente. É muito importante utilizar cremes cicatrizantes, especialmente com Vitamina A, nos primeiros meses.

 

Ficou alguma dúvida sobre queimaduras e suas cicatrizes? Então mande sua pergunta para a dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)