Perguntas e respostas

A forma como você dorme pode influenciar no aparecimento de linhas de expressão

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Parece difícil de assimilar, mas, pare pra pensar: as marcas de expressão são formadas pelas repetidas contrações do rosto que reproduzimos todos os dias com frequência, como sorrir, por exemplo, e franzir a testa. Se tomarmos esse fator como ponto de partida, podemos encontrar muitos outros hábitos em nosso dia a dia e o sono é um deles. Sim, a posição que você dorme pode sim influenciar no aparecimento dessas linhas de expressão.

Posições e a incidência de marcas

Já acordou com marcas do travesseiro no rosto? Pois é, imagine essas marcas diariamente, por longas horas. Pense em uma pessoa que costuma dormir de barriga virada para baixo e o rosto pressionado contra o travesseiro. Essa é considerada uma das piores posições para se dormir, do ponto de vista dermatológico.

Quem dorme de lado também cria dobras verticais nas bochechas, além de piorar algumas rugas já existentes, como as dos lábios, por exemplo, os sulcos nasogenianos e as rugas do nariz, testa e ao redor dos olhos. Note que quem dorme muito mais de um lado, do que de outro, tende a ter linhas de expressão mais nesse lado.

Já a melhor maneira de dormir, é de barriga para cima. Dessa forma, a face não entra em contato com o travesseiro, nem amassa durante a noite.

O tipo de fronha também influencia

Uma das maneiras de evitar que o rosto enrugue enquanto dormimos é optar por fronhas de cetim, que diminuem bem a pressão da pele do rosto contra o travesseiro, justamente pelo fato de a superfície do cetim deslizar melhor. As fronhas de algodão são mais duras e amassam com mais facilidade, aumentando também o atrito da pele contra o travesseiro durante o sono.

Por mais que essas rugas sumam durante o dia, tornando-se invisíveis, elas também se tornam vincos profundos que são identificados a longo prazo, já que acontecem todos os dias e por um longo período de tempo.

Dormir é algo natural e o corpo sempre procura a melhor posição e que seja mais confortável para relaxar, mudando várias vezes ao longo da noite. Por essa razão, não é tão fácil controlar a forma como dormimos, mas encontrar a melhor posição, virado para cima, assim que deitamos e iniciar o sono dessa maneira já pode fazer uma boa diferença.

 

Ficou com alguma dúvida sobre marcas de expressão, hábitos diários e modos de prevenção? Então, mande a sua pergunta para a dermatologista!

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  • Responder Elizabete 1 de março de 2017 at 18:31

    Qual o melhor creme rejuvenescimento para a noite, tenho 37 anos.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 2 de março de 2017 at 22:02

      Elizabete, não indicamos nem prescrevemos tratamentos pelo site. Pra receber essas orientações você deve se consultar.