Perguntas e respostas

Dermatologista responde: há alguma vitamina para recuperar manchas causadas pelo sol?

woman-wearing-sunhat

Diariamente, recebemos por aqui muitas dúvidas sobre os cuidados com a pele do rosto, em especial o envelhecimento da mesma, além das manchas. É muito importante que todos nós entendamos que as vitaminas são substâncias essenciais à vida e com a pele não seria diferente, principalmente porque muitas delas são consideradas antioxidantes, ajudando muito a prevenir o envelhecimento precoce. É o caso da Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E, além de outras vitaminas que são velhas conhecidas e adicionadas a hidratantes tópicos, como o pantenol e a niacinamida.

É importante saber que a pele reflete o que vem de dentro do organismo e que essas Vitaminas ajudam a prevenir, mas outros fatores externos também podem prejudicar a nossa pele. Recebemos uma pergunta relacionada à vitaminas e exposição ao sol, além de outras questões dermatológicas que respondemos aqui embaixo. Confiram

Gostaria de saber que vitamina eu posso tomar para a pele. Tomei muito sol a vida toda, com proteção só alguns anos atrás, tenho 59 anos, estou ficando com manchinhas brancas, falta de pigmentação. O que posso fazer? Amo o sol e o calor.

Dermatologista: Infelizmente as vitaminas não recuperam as manchas causadas pelo sol. Pra ver a melhor opção de tratamento pra você, o ideal é se consultar com um dermatologista.

Tenho um pouco de Millium e gostaria de cuidar para que não surjam mais. Me mande dicas.

Dermatologista: O Millium surge em pessoas que têm pele oleosa ou com tendência à acne,  sendo assim, você deve evitar aplicar produtos cremosos como hidratantes ou óleos no rosto . Os Millium pequenos podem ser retirados fazendo limpeza de pele mesmo.

Usei uma base compacta, mas ela começou me dar um monte de bolinhas que parecem cravos. O que eu faço? Sei que não é cravo. Poderia me ajudar?

Dermatologista: Se a base for cremosa, podem ser cravos sim, causados pele obstrução dos poros. Mas, se você estiver com coceira também, sugiro se consultar com um dermatologista, pois pode ser alergia do produto.

Queria saber mais sobre a profissão Dermatologista.

Dermatologista: Os dermatologistas são médicos especializados no tratamento de doenças de pele, cabelos e unhas. Realizamos também pequenas cirurgias e procedimentos estéticos.

Tenho muitas dúvidas em relação aos cuidados com a pele e tenho muito interesse em estar adquirindo informações, sofro um pouco com manchas, não consigo me livrar delas e queria me informar mais sobre o assunto.

Dermatologista: Os cuidados, dicas e tratamentos variam muito em função do tipo de mancha e também do seu tipo de pele. A localização das manchas (face ou corpo) também faz diferença na hora do tratamento.

Após cirurgia de redução de mama, a cicatrizarão deu queloide. O cirurgião plástico fez a correção e mandou fazer tratamento com betaterapia logo após a cirurgia, mesmo assim os queloides voltaram. Existe algum tratamento mais eficaz?

Dermatologista: A betaterapia é bastante eficaz, mas infiltrações com corticoides também ajudam bastante. Converse sobre isso com seu cirurgião.

Como tirar manchas na face?

Dermatologista: Existem inúmeros tratamentos para o clareamento das manchas na face. A indicação da melhor opção pra você vai depender do seu tipo de pele. Então você precisa se consultar com um dermatologista.

Minha dúvida é se após 3 meses realizada uma cirurgia pode-se usar filtro solar químico sobre o corte ou é mesmo necessário ser físico este filtro?

Dermatologista: Pode ser usado qualquer tipo de protetor solar, desde que pelo menos fps 30 e reaplicado cada 4 horas.

O que você acha do ácido Niacinamida?

Dermatologista: a Niacinamida é uma forma de vitamina b, e pode ser usada como alternativa pra clareamento de manchas na face corpo.

 

Tem alguma dúvida sobre problemas de pele, cabelos ou unhas? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Elisângela 5 de março de 2017 at 13:10

    Tenho 44 anos nunca tive problema de acne na adolescência,mas depois dá minha filha mais nova nasceu a 23 anos,venho sofrendo com acne fico desesperad pq nada que tomo ou uso tem efeito nada dá certo,me ajude…
    Dermatologista não tem a conta que eu

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 5 de março de 2017 at 18:56

      Elizângela, mulheres com mais de 25 anos que têm acne, antes de serem tratadas, devem ser investigadas a respeito de alterações hormonais, pelo ginecologista.

  • Responder EDSON J C DE PAIVA 3 de março de 2017 at 19:15

    ESTOU COM BASTANTE MANCHAS PERTO DA PANTURRILHA ATE AO CALCANHAR DAS DUAS PERNAS . SÃO MANCHAS MARRON E ATE AGORA NÃO DERAM SINAL DE DOR OU COISA PARECIDA . ESTOU PASSANDO (ALCOOL DE EUCALIPTO TODOS OS DIAS E PARECEM QUE ELAS QUEREM SAIR .

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 3 de março de 2017 at 23:03

      Edson, não recomendo aplicar o álcool, pois pode irritar a pele e piorar as manchas. Melhor procurar um dermatologista.