Perguntas e respostas

Quais são os cuidados pra quem tem a pele mista, nem muito oleosa, nem muito ressecada?

Woman rubbing cotton pad on her face

A pele seca, por vezes, é aquela pele mais desidratada, com aspecto mais áspero e sem brilho, que pode craquelar com mais facilidade. Já a pele oleosa, tende a produzir mais sebo, com brilho intenso e sensação pegajosa. A pessoa com pele oleosa sente mais necessidade, geralmente, de lavar e secar o rosto ao longo do dia.

Já a pele mista apresenta todas essas características dependendo da área. Em geral, na zona do nariz, testa e queixo, conhecida como zona T, é mais oleosa, e no restante da pele é mais ressecado, com maior tendência a irritação ou descamação. É aquele tipo de pele que possui um brilho incômodo ao fim do dia, mas que as regiões como as das maçãs do rosto continuam ressecadas.

A dúvida: como cuidar da pele mista sem piorar o ressecamento nem a oleosidade?

Os cuidados com a pele mista devem englobar várias funções em um único tratamento e o maior erro para quem tem esse tipo de pele é dar o mesmo tratamento a todo o rosto, sendo que cada área tem uma necessidade específica. São necessários cuidados essenciais que não aumentarão a oleosidade na zona T e nem ressecarão demais as outras regiões do rosto.

Limpeza da pele mista

Use soluções neutras nesse tipo de pele, dando preferência para sabonetes mais suaves, como os líquidos. Use primeiramente água morna para limpar e desentupir os poros, depois aplique a loção de limpeza com movimentos circulares, retirando com água fria ou morna logo após.

Para completar, use alguma loção tônica na face ou apenas na zona T passe um adstringente.

Sobre esfoliação: pode ser feita semanalmente na zona T, nunca no rosto todo com a mesma frequência.

Hidratar a pele

Essa etapa é simples, mas valiosa, já que a hidratação estimula a renovação celular e protege a pele do envelhecimento precoce. Basta usar um produto próprio para pele mista e espalha-lo com movimentos circulares ate que seja completamente absorvido pela pele. Evite aplicar o hidratante na zona T, pois pode aumentar a oleosidade.

Usar protetor solar diariamente

A escolha do protetor ideal é semelhante a do hidratante: ele deve ser livre de óleo, sem álcool

 

Esses são alguns dos cuidados básicos para quem tem esse tipo de pele e não sabe por onde começar seus cuidados. Tem mais alguma dúvida sobre a pele mista? Então, pergunte ao dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)