Perguntas e respostas

A idade ideal para começar a cuidar da pele e as melhores dicas para não exagerar

como-cuidar-da-pele-jovem-25-anos

Para quem é jovem, algumas rotinas de beleza ainda são repletas de dúvidas e muitas questões surgem a partir dos 20 anos. É necessário começar a cuidar da pele? Seus primeiros traços de envelhecimento aparecerão realmente em qual idade? Todas essas questões são ditas e desmentidas por várias vezes, o que dificulta ainda mais a iniciativa de começar a se cuidar e em qual idade fazer isso.

Existem duas verdades absolutas das quais precisamos partir antes de começar a cuidar dos sinais de envelhecimento de nossa pele: Algumas pessoas, a depender da genética, entre outros fatores, já começarão a apresentar seus primeiros sinais de envelhecimento antes dos 30; a partir dos 25 anos a produção de colágeno (que dá sustentação à pele) começa a diminuir. Além dessas duas questões, tem outra bem relevante: é nessa fase que as alterações do DNA causados pela exposição ao sol começam a aparecer.

Em resumo, é recomendável começar os primeiros cuidados entre os 25 e 30 anos.

Os principais cuidados nessa fase

Sabendo que as fibras de colágeno e elastinas são as responsáveis por 80% da sustentação de nossa pele, a partir dessa idade podemos começar a preservá-las e, dessa forma, prevenir ou retardar o envelhecimento e a formação de rugas e flacidez.

Assim, os três passos BÁSICOS para os cuidados com a pele são:

– Protetor solar diariamente;

– Limpeza de pele;  

– Hidratação suave.

De forma geral, tratar a pele nessa idade requer muito mais cuidados de prevenção do que tratar rugas existentes. Por isso, também é importante ter em mente que alguns ativos anti envelhecimento podem ser  desnecessários no seu caso.

Aos 25 anos

Nessa idade, já é recomendável que passe a cuidar de sua pele com ativos a base de Vitamina C, que possui ação antioxidante e ajudará sua pele a se manter saudável. Além disso, sua formulação também não é tão agressiva. Como dito anteriormente, nessa idade a pele ainda é bem firme e viçosa, por isso, a ideia é apenas evitar futuras marcas de expressão.

– Lave o rosto pela manhã e remova a oleosidade e resíduos acumulados. Use um sabonete correto para o seu tipo de pele.

– Invista em um hidratante pela noite, que seja livre de óleo e com ativos antioxidantes, pois ele ajudará a combater os radicais livres.

– Seja ainda mais cuidadoso com a região ao redor dos olhos: use cremes específicos pela manhã e à noite.

– Nessa idade também é legal usar ácidos retinóico ou glicólico, além de esfoliar a pele.

Uma opção alternativa

Além de todos esses cuidados que são básicos para a idade, mas suficientes para retardar seus primeiros sinais de envelhecimento, você também pode começar a fazer o peeling,c om uma frequência menor, para remover impurezas e cravos.

Procure ajuda médica

Indicar produtos ou seguir cuidados de outras pessoas pode ser bem arriscado para a sua pele e acabar trazendo problemas que você nem imagina ter. Por isso, a ajuda de um especialista é de extrema importância porque ele conhece bem a função de cada ativo e qual funcionará melhor para a sua pele e sua idade, sem que te traga consequências negativas e ajude a resolver seu problema de fato.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o cuidado com a pele a partir dos 25 anos? Está em outra fase e também não sabe qual o passo a passo ideal para a sua pele? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Fatima 25 de maio de 2017 at 12:59

    Boa tarde,gostaria de saber se revesterol levanta palpebras caidas? Se sim,em quanto tempo posso já ver resultado

  • Responder Cristiane kely 15 de março de 2017 at 13:11

    Boa tarde! Meu nome é Cristiane tenho 32 anos. Qual hidratante usar na minha pele. Tipo oleosa com acne.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 17 de março de 2017 at 13:37

      Olá Cristiane! se sua pele é oleosa e com acne, o ideal é não usar hidratantes. Motivo: vai aumentar a oleosidade, piorando a acne.