Perguntas e respostas

Dermatologista responde: fiz uma tatuagem e me deu uma irritação muito grande na pele. Pode ser uma alergia?

shutterstock_282989924

Hoje, mais do que nunca, as tatuagens são muito frequentes e, dessa maneira, muita gente se tatua sem ao menos pensar em possíveis reações alérgicas, descobrindo uma hipersensibilidade depois de já ter realizado a tatuagem.

As reações de hipersensibilidade eczematosas, como são chamadas, são reações da pele caracterizadas pela coceira, vermelhidão, descamação e até mesmo inchaço e saída de água do local, em casos mais graves. Quando acontecem com uma tatuagem, pode ser de contato alérgico ou fotoalérgicas (por conta da exposição à radiação solar).

Dentre os pigmentos, o vermelho é o mais comumente associado a quadros alérgicos. Já as tintas preta, azul, roxa e verde, são as menos comuns. Não há regulamentação no Brasil sobre aditivos nas tintas, sendo difícil determinar seus componentes.

Além disso, existem outros motivos pelos quais a pele pode reagir a uma tatuagem, como as inflamatórias, que aparece como resposta à introdução das agulhas na pele; as infecções, que ocorrem apenas em casos onde os materiais usados não são devidamente esterilizados; as sensibilidades quando expostas ao sol, como no caso da pigmentação amarela, que mais sofre com essa exposição; as reações granulomatosas, que se dá pela resposta à tinta como um corpo estranho; entre outras formas de repostas do organismo.

Recebemos uma questão relativa ao problema, além de outras questões dermatológicas, que respondemos logo abaixo:

Como acabar com as manchas brancas nos braços e pernas, conhecidas como leucordermia gutata?

Dermatologista: Infelizmente, ainda não temos nenhuma tratamento que seja eficaz para as leucodermias.

Gostaria de saber a respeito da pasta d’agua, se ele pode ser usada para se proteger do sol. 

Dermatologista: A pasta d’água não protege do sol. Sendo assim, o protetor solar continua sendo a melhor opção.

 Que tipo de clareador posso usar para melasma? 

Dermatologista: Vai depender do seu tipo de pele, da época do ano que deseja tratar (Verão ou Inverno) e de outros fatores também. Pra saber a melhor opção pra você, consulte um dermatologista.

Fiz recentemente uma tatuagem nas costas, pegando parte dos ombros e do pescoço , porém não foi a minha primeira. Me deu uma irritação muito grande na pele, em cima da tattoo e ao redor dela também como dos lados, no pescoço e no rosto. Gostaria de saber se tem alguma coisa relacionada a alergia, pois pelo que pesquisei a irritação é bem diferente e só aparece sobre a tatuagem causando danificação no desenho e isso não foi o caso da minha. 

Dermatologista: Às vezes, o tipo de tinta usada pelo tatuador pode causar alergia em algumas pessoas, e costuma coçar o local. Mas, existe outras alterações de pele que podem causar o que você está tendo, então, o ideal, nesse caso, é se consultar com um dermatologista.

A minha pele está bronzeando muito rápido. Eu não posso pegar sol, até nos horário que falam que não faz mal. 

Dermatologista: Então você deve usar protetor solar diariamente, mesmo que não for ficar exposta ao sol, reaplicando a  cada 4 horas.

Poderiam me dizer como amenizar a desidrose? 

Dermatologista: Antes de tratar a desidrose, é necessário descobrir a causa, se consultando com um dermatologista.

Quero uma dica pra seborreia. 

Dermatologista: Como a seborreia (ou dermatite seborreica) não tem um tratamento definitico, é necessário evitar tudo que deixa os cabelos oleosos, como enxaguar bem o condicionador e não aplicar cremes sem enxague. Fora isso, use o xampu que for indicado pelo seu dermatologista.

Qual é o melhor protetor solar e filtro solar para uma pele negra? 

Dermatologista: Não podemos indicar marcas ou produtos, mas o FPS 15 protege bem a pele negra, desde que reaplicado a cada 4 horas.

Estou com umas manchas de pele, que eram brancas e descamavam, mas eu ja fui ao dermatologista e me falou que era fungo da umidade. Ele me receitou fuconazol e tefim, mas não saiu e agora estão aumentando e estão marrons. O que poderia ser? 

Dermatologista: Mesmo com o tratamento, as manchas podem demorar até 3 meses para melhorar. Se já passou esse tempo, você deve retornar com o seu dermatologista.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mandar alguma pergunta? Envie seu caso ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder thaynara 14 de março de 2017 at 13:48

    ja passou tanto que fiz tratamento 10 semanas tomando fluconal e usando tefim saiu e voltou pior a medica disse ser um fungo da humidade que nao pode pegar sol mas as manchas ficaram marrons e escurecem as vezes oque posso passar?