Perguntas e respostas

Dermatologista responde: Qual protetor solar devo usar para pele oleosa?

78295228

O protetor é indispensável, especialmente no Verão, com dias tão iluminados, como tem sido ultimamente. Porém, muita gente ainda reluta usar o protetor todos os dias e até mesmo quando sai ao sol, e os motivos são vários. Quem tem pele oleosa, tem receio do efeito brilhoso que o protetor deixará na pele, além do estimulo da produção de sebo e, como consequência, o surgimento de acnes, entre outros problemas.

Recebemos, entre tantas outras dúvidas, a pergunta sobre a melhor forma de proteção solar para quem tem pele oleosa. Nossa dermatologista responder a essa e outras questões, confira:

Qual protetor solar devo usar para pele oleosa?

Dermatologista: Para peles oleosas o protetor solar ideal deve ser em gel, oil free ou toque seco. Aqueles cremosos devem ser evitados, pois pioram a oleosidade.

Minha amiga usou o ácido tioglicólico 1% pra olheiras e queimou a pele. Por quê?

Dermatologista: Queimou porque além do produto ser irritante (é ácido) a pele da pálpebra é muito fina e sensível, tendo muita facilidade pra se machucar. A menos que a aplicação tenha sido indicada por um dermatologista, não recomendo tentar novamente.

Minha pele está manchada devido à medicação para artrite reumatoide (reuquinol e metrotexato) mesmo com uso de protetor solar fator 70. É indicado fazer um peeling? Outra coisa, não tenho hábito de tomar sol e passo protetor até para ficar em casa.

Dermatologista: Dependendo do tipo de mancha os peelings podem ajudar sim, desde que indicados por um dermatologista, pra evitar queimaduras na pele.

O que fazer para minimizar os poros dilatados?

Dermatologista: Há algumas opções, desde ácidos pra uso diário em casa até lasers.

Gostaria de saber se já surgiu algo novo contra o melasma?

Dermatologista: Já existem opções de fotoprotetores orais, ou seja, cápsulas que são tomadas e complementam o efeito protetor dos protetores solares. Pros pacientes que já tentaram todos os tratamentos e não tiveram melhora, o laser pode ser indicado. Converse sobre essas opções com seu dermatologista!

 

Tem alguma outra dúvida dermatológica que adoraria esclarecer? Então, mande a sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Leidiane 23 de março de 2017 at 10:27

    Oláaaa estou com queda de cabelo,posso tingir o cabelo com aquela tinta sem amônia?Será q eu corro o risco d piorar a queda?

  • Responder Maria Anita Moriy Pane 20 de março de 2017 at 21:10

    Olá, tenho 60 anos e uma pele muito boa. Passo protetor solar diariamente, não tenho manchas e já realizei ano passado um procedimento com luz pulsada intensa. Gostaria de saber se é melhor usar um creme rico em vitamina C ou um com retinol?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 22 de março de 2017 at 11:42

      Olá Maria, pra peles mais madura o Retinol é melhor, pois tem mais efeito na estimulação à produção de colágeno do que a vitamina C.